Câmara Mirim 2018: João Henrique e a acessibilidade

O fundo da imagem mostra uma rua com várias árvores, tudo em tons de amarelo. Ao centro da imagem está um menino de cabelo castanho e camisa azul Ele sorri e com uma das mãos segura um celular e aponta para o telefone com a outra mão.

Já pensou num aplicativo destinado a ajudar a locomoção de quem tem a visão debilitada? Um programa que guiasse a pessoa com dificuldade de visão até o seu destino, sem precisar trombar com obstáculos ou tropeçar?

O João Henrique Rinaldi, de Goiânia, 11 anos, pensou nisso e decidiu fazer um projeto de lei que garantisse o acesso ao aplicativo de celular para qualquer pessoa com situação parecida. Ele é um dos escolhidos para participar do Câmara Mirim 2018! Vai defender sua proposta em plenário junto com os colegas de turma, em Brasília.

Inspiração

O aplicativo tem nome: “Visão Waze”! Tem história também…

Quando João Henrique almoçava com seus pais em um restaurante de Goiânia, viu um morador de rua com necessidades especiais ser retirado do estabelecimento. João analisou a situação e pensou “o que será que vai acontecer com ele?”. Com a ajuda do pai, pensou em um aplicativo de celular que obedeceria a comandos de voz para ajudar no caminho de volta para casa ou para onde a pessoa quisesse ir! Então escreveu o projeto de lei com a ajuda dos professores e fez a inscrição no Câmara Mirim.

A notícia da seleção de seu projeto

Uma colega do colégio deu a notícia, disse que o projeto dele havia sido selecionado, ela tinha visto no perfil do Plenarinho nas redes sociais. “Fiquei muito feliz!”, disse João. Com a ajuda dos professores, ele submeteu o projeto de lei ao concurso. A escola toda está orgulhosa do Deputado Mirim. João Henrique aprendeu na escola o que fazem as casas legislativas, aprendeu sobre as leis e está ansioso para defender suas ideias em Brasília em outubro!


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos