Câmara Mirim 2018: Ryan e os pontos de internet gratuita

Ilustração. Fundo azul com o símbolo de um wi-fi em cada canto da imagem. Ao centro está um menino. Ele tem os cabelos castanhos escuros, veste uma blusa cor de laranja e usa um cordão no pescoço. O garoto sorri e segura um celular.

O estudante do 9º ano, morador da cidade de Três Corações/MG, Ryan Alves Rocha de 14 anos, foi um dos vencedores do Câmara Mirim deste ano. Ele teve o projeto escolhido entre 966 propostas enviadas para o Plenarinho.

O projeto de lei do adolescente determina que os orelhões sejam substituídos por pontos de wi-fi gratuitos e de livre acesso. Além de wi-fi, os pontos de acesso podem fornecer entradas USB para o carregamento de smartphones.

De onde surgiu a ideia

Ryan conta que a ideia para o projeto veio por meio de pesquisas feitas pela internet. O jovem ficou sabendo que essa tecnologia era empregada em outras partes do mundo como Nova York e Buenos Aires. “Achei que seria interessante aplicar aqui no Brasil também”, destaca o estudante.

Nas horas livres, Ryan gosta de ler livros clássicos, pois acredita que eles são uma boa base para a construção de um raciocínio mais crítico. Além disso, ele se interessa por filmes e séries. Na escola, ele é um aluno dedicado que gosta das disciplinas que são ensinadas. “Gosto bastante de redação, português e matemática”, conta Ryan.

O futuro pelas próximas gerações

Ryan salienta que política é um assunto extremamente importante e, sem ela, não seriamos uma sociedade. De acordo com ele, uma não existe sem a outra.  “Todo mundo vai crescer e participar ativamente de assuntos sobre política, é importante ter consciência para não manter políticos ineficientes no poder”.

Expectativas para o Câmara Mirim

Ryan conta estar feliz por participar do Câmara Mirim, atividade que simula o exercício legislativo. “Acho que vai ser uma das melhores experiências da minha vida. Minhas expectativas estão altíssimas, e acho que vou ficar ainda mais surpreso quando chegar o tão aguardado dia”.

Ele conta que ficou sabendo que foi selecionado pelo portal do Plenarinho. “Lembro que fiquei relendo o texto milhares de vezes para ver se não tinha me enganado, mas logo ligaram no meu telefone confirmando a notícia. Está sendo tudo perfeito, e não vejo a hora de chegar o dia”, conta, entusiasmado.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos