Jovens do Mercosul podem estudar em qualquer país do grupo

Quem cursa o ensino fundamental ou está no ensino médio vai ter uma oportunidade incrível! Segundo o decreto aprovado na Câmara dos Deputados (PDC – 783/17), estudantes das nações que integram o grupo econômico Mercado Comum do Sul, o Mercosul, vão poder estudar em diferentes países da América do Sul. 

Estudantes do Mercosul

Com aprovação do projeto, no dia 4 de setembro de 2018, foi firmado um acordo internacional na área da educação entre os países Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. Nesse acordo, pequenos cidadãos brasileiros poderão frequentar os colégios destes países, uma vez que, a partir de agora, haverá equivalência de certificados, títulos e estudos na educação básica (ensinos fundamental e médio conforme a terminologia brasileira).

O acordo prevê ainda a criação de um órgão regulador, a Comissão Técnica Regional (CTR), que, junto ao Ministério da Educação, vai fiscalizar o nível dos cursos ofertados. Ficou acertado que qualquer alteração no sistema de ensino dos países associados tem de ser informada à Comissão, com prazo mínimo de antecedência igual a 120 dias.

Origem do Mercosul

O Mercosul nasceu com o Tratado de Assunção, um acordo econômico assinado na capital do Paraguai, em 1991, entre a Argentina, Paraguai, Uruguai e o Brasil. Em 2012, foi consolidada a entrada da Venezuela. Com o Tratado, ficou combinado que todos os membros do grupo teriam uma atuação política e comercial harmoniosa, atuando em conjunto.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by Ana Caroline de Oliveira de Lima postado 06/11/2018 18:44

    EXCELENTE!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos