As primeiras escritoras do Brasil

No dia 12 de setembro, a Câmara dos Deputados abriu a exposição “As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil”. A exibição conta um pouco da história de grandes mulheres escritoras que lutaram por seus direitos, em uma época em que não havia muito espaço para que se expressassem ou para o reconhecimento de suas obras.

A mostra faz referência ao jornal “A Mensageira: revista literária dedicada à mulher brazileira”, que circulou em São Paulo no século XIX. Periódicos como “A Mensageira”, “O Sexo Feminino”, “O Jornal das Senhoras” e “A Família” incentivaram a escrita da mulher e reforçaram a necessidade de conquistarem direitos relativos à educação, à profissionalização, à sexualidade, ao divórcio e ao voto.

Quem são elas?

Maria Firmina dos Reis: negra, de origem humilde, bastarda, foi considerada a primeira romancista brasileira. Seu romance, Úrsula lançado em 1859, dá voz ao negro e critica a escravidão. A livraria da Câmara dos Deputados publicou o romance Úrsula que pode ser comprado ou baixado a partir do endereço https://livraria.camara.leg.br/ursula-e-outras-obras.html.

Júlia Lopes de Almeida, escritora, cronista e abolicionista brasileira, é considerada pioneira na literatura infantil. Em 1886, em parceria com a irmã Adelina, lançou o livro Contos Infantis.  Além disso, também escreveu romances, crônicas, peças de teatro e matérias jornalísticas.

Ainda compõem a exposição Emília Freitas, Nísia Floresta, Carmem Dolores, entre outras.

Para que você possa conhecer melhor cada uma dessas grandes mulheres, ao longo da exposição, vamos fazer posts sobre todas elas em nossas redes sociais.

A exposição

“As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil” fica aberta até o dia 3 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados. A entrada é gratuita.

Para saber acesse, acesse o catálogo da exposição em: http://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/arquivos/as-mensageiras-primeiras-escritoras-do-brasil-1

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos