Este é um programa de auditório diferente! A grande estrela da noite é a Dona Constituição, a Lei Maior de nosso País, que fala, emocionada, sobre sua importância para a vida de todos os brasileiros. O Mestre de Cerimônias é o Preâmbulo, e seu nome quer dizer exatamente o que ele faz: vem antes da lei para anunciá-la. A garotinha Maria Brasil representa os cidadãos.
O vídeo foi feito para comemorar o aniversário de 20 anos da Constituição Federal Brasileira, em 2008.
Assista, abaixo, à versão simples e à versão com Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Ao final, também é possível ler o roteiro.
Animação com libras
Roteiro
O Preâmbulo, uma folha de papel, está no cenário de um programa de auditório. Ao microfone, ele anuncia:
– É com muito orgulho que eu, o Preâmbulo, apresento a fundamental, a sensacional, a mais importante, a Lei Maior… Vem aqui Dona Constituição da República Federativa do Brasil!
A cortina vermelha se abre, e Dona Constituição, um livro com a Bandeira do Brasil na capa, entra no palco. O público, formado por outras folhas de papel representando outros tipos de proposições de lei, aplaudem.
O Preâmbulo aperta a mão da Constituição e prossegue:
– Brasileirinhos, esta jovem é um prodígio. Vai completar 20 anos e já tem uma história de vida impressionante. Só o nascimento dela já vale um filme. Olha quem comenta essa etapa da sua vida, Dona Constituição…
Nesse momento, uma tela é projetada no fundo do palco, ao estilo do quadro “Esta é sua vida”, famoso nos programas de auditório. Na tela, aparece a imagem do deputado Ulysses Guimarães, que foi presidente da Assembleia Constituinte, responsável por elaborar a Constituição.
Ulysses diz:
– A Constituição é a grande lei do nosso País. E o mais bonito é que ela foi construída de forma muito democrática, por nós, os parlamentares constituintes, em 1988. Não à toa, que a batizei de Constituição Cidadã.
Constituição fala:
– Ai, estou emocionada. É uma grande satisfação ser a principal lei do País. Não quero ser convencida, mas tenho consciência de que sem a minha existência, o Brasil viraria uma bagunça.
Preâmbulo responde:
– É verdade, eu conheço a seriedade e o trabalho da Dona Constituição. Sei bem que ela faz do Brasil um país democrático e determina quais são as regras que devem ser obedecidas por todos os brasileiros para que possamos viver em paz e harmonia. Uma brasileirinha vai dar um depoimento sobre a importância da Lei Maior…
Na tela do fundo do palco, aparece a imagem da garotinha Maria Brasil com um exemplar da Constituição na mão. Ela diz:
– Acho que Constituição é importante porque ela diz que somos todos iguais, ninguém é melhor do que ninguém. Ela fala também que racismo é crime. Por isso, meninos e meninas, brancos e negros, somos todos importantes para o Brasil e devemos ser tratados com respeito!
A Constituição abre a capa e mostra suas folhas impressas.
– A menina Maria Brasil tem toda razão. Tenho 232 artigos, e o quinto é um dos mais importantes deles. É nessa parte que falo dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Em outros capítulos trato do orçamento, da organização dos poderes… está tudo aqui!
Corta para cena de um casal que lê a Constituição.
O Preâmbulo pergunta:
– Mas, Dona Constituição, já se passaram vinte anos e a sociedade brasileira mudou muito. Como a senhora faz para se manter em forma, quer dizer, se manter atualizada? É um desafio, não é mesmo?
– Preâmbulo, sempre que necessário os parlamentares podem e devem propor alterações no meu texto. Os ajustes são feitos por meio da minha amiga PEC, a Proposta de Emenda à Constituição.
A Constituição aponta para a PEC, uma das espécies legislativas que está no auditório, sentada. A PEC fica com as bochechas coradas.
O Projeto de Lei, uma espécie legislativa que usa boné, levanta-se e diz ao Preâmbulo:
– Eu tenho um depoimento a dar, Preâmbulo. Queria dizer que a Dona Constituição também é nota mil porque garante poder ao povo por meio do voto secreto e universal, dando vida à democracia e à cidadania. Está lá no artigo 14. Um viva para a Constituição Federal! Viiiiiivaaaaa!!!!!!
Preâmbulo conclui:
– Então, aproveito o clima de comemoração para dizer… É um, é dois, é três!
Todos cantam e aplaudem.
“Parabéns pra você, nessa data querida, muitas felicidade, muitos anos de vida!” Viva!!!!
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
7 Comentário(s)
Que iniciativas estimulam a participação das crianças na política brasileira ?
Oi, Carla!
Aqui no Plenarinho, todos os anos temos o Câmara Mirim, um programa de simulação da atividade do parlamentar, em que as crianças escrevem, debatem e votam projetos de lei. E aqui mesmo, no campo para os professores – https://plenarinho.leg.br/index.php/professor/programas-2/, temos registrados todos os nossos programas. Com eles, temos o objetivo de estimular os estudantes para o exercício de uma cidadania ativa.
Abraço da Turma
Que tal atualizar o vídeo!!! A CF fez aniversário de 30 anos!!!
Oi, Iara! Obrigada pela sugestão. A gente resgatou este vídeo antigo, porque a maior parte das informações ainda valem, mas estamos trabalhando sobre a realização de um novo, desta vez, sem datações. Abraço,
Olá! Já atualizaram o vídeo sobre a CF? Estamos com 34 anos da CF!!
Oi, Márcia! Atualizar este e outros vídeos está na nossa fila de trabalhos! Agradecemos a lembrança! Abraços da turma!
Adoro a Plenaringo!!, Além de ensinar agente sobres as leis do nosso país ainda ensina de uma maneira divertida com vídeos educativos
Comente!