A República do Brasil foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, no dia 15 de novembro de 1889. Nesse dia, a Monarquia chegou ao fim e um governo provisório foi estabelecido. As antigas províncias formaram, junto com o poder central, os Estados Unidos do Brasil. A nova forma de governo, República Federativa, foi anunciada no decreto número um, escrito por Rui Barbosa.
E quem era Rui Barbosa? Um personagem importante na história do Brasil. Ele foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência de República duas vezes, mas não ganhou. Presidiu a Academia Brasileira de Letras e brigou pela liberdade de escolha e de opinião do povo.
O primeiro presidente
Na verdade, a população em geral não participou tão ativamente do movimento pela queda da Monarquia. A proclamação da República foi uma iniciativa dos militares.
Por isso mesmo, o marechal Deodoro foi o chefe do governo provisório. Em 1891, ele ganhou a eleição e tornou-se o primeiro presidente da República brasileira.
O que é uma República?
Nesse sistema político, o Presidente da República é o chefe do governo, e conta com a ajuda de ministros escolhidos por ele. Uma República democrática é aquela em que o povo participa do governo ao votar. Assim, o povo escolhe os seus representantes no poder. Depois de instituída a República, o poder ficou divido em três ramos: o Executivo, representado pelo Presidente; o Legislativo, que elabora as leis (é o Congresso, com a Câmara e o Senado); e o Judiciário, que julga o cumprimento das leis.
Dia da Bandeira
Em 19 de novembro, é comemorado o Dia da Bandeira. Afinal, o Brasil não poderia ser uma República sem um símbolo, sem uma bandeira. Mas a primeira bandeira da República era bem diferente da atual. Ela foi provisória e usada apenas dos dias 15 a 19 de novembro de 1889. No dia 19, foi adotada a nossa atual bandeira.
Uma bandeira é um símbolo muito importante, pois pode representar muitas coisas, como um time de futebol, uma cidade ou um movimento revolucionário. Todos os países têm as suas bandeiras.
Na Bandeira Nacional, está escrita a frase “Ordem e Progresso”. É a expressão de um pensamento chamado positivismo, que influenciou a adoção da República como forma de governo. “Ordem” significa uma forma de alcançar o desenvolvimento e “progresso” traz a ideia de crescimento de um povo.
O verde da bandeira lembra as árvores das nossas florestas. O amarelo representa a nossa riqueza mineral (principalmente o ouro). O azul é visto por alguns estudiosos como uma homenagem a Nossa Senhora, padroeira do Brasil. E o branco simboliza os nossos desejos de paz.
Você faz a História
Aquele mês de novembro, em 1889, foi mesmo muito importante para o Brasil. Aconteceram várias mudanças, como a bandeira, a forma de governo nova e o primeiro presidente. Hoje, o nosso País é como você conhece por causa das transformações que ele já viveu.
Curiosidades sobre a Bandeira
A Bandeira Nacional deve ser hasteada todos os dias nos seguintes lugares:
– Palácio do Planalto e Palácio da Alvorada;
– Prédios dos Ministérios;
– Congresso Nacional;
– Supremo Tribunal Federal;
– Prefeituras e Câmaras Municipais;
– Tribunais Superiores;
– Unidades da Marinha mercante;
No dia 19 de novembro, a Bandeira é hasteada ao meio-dia em comemorações especiais. Durante a noite, se a bandeira estiver hasteada ela deve ficar iluminada. Nenhuma bandeira estrangeira pode ser hasteada no Brasil, a não ser que a brasileira esteja hasteada ao lado e seja do mesmo tamanho. Apenas as embaixadas podem ter a bandeira de seu país hasteada sem a brasileira. Na Praça dos Três Poderes, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada.
Algumas bandeiras da nossa história
Bandeira da Ordem de Cristo
Foi a primeira bandeira hasteada no Brasil.
Bandeira do Principado do Brasil
Nesta época o Brasil começou a aparecer para o mundo, mas ainda como parte integrante de Portugal. Esta bandeira foi o primeiro indício de que o Brasil existia.
Bandeira Imperial do Brasil
Foi a bandeira que marcou o inicio da independência do Brasil. O começo de uma vida política própria para o país.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
11 Comentário(s)
muito legal
muito bom o site!!!!! muitas informações!!!! ótimo!!!!!
Gostei muito das informações!!!!!! Ele é repleto de informações!!!!!
Oi, Gabriel!! Que bom que você gostou. Ajude-nos a chegar mais longe. Conte pra todo mundo que possa se interessar por esse tipo de conteúdo, que nós existimos! Obrigada! 😉 Abraço da Turma
A Bandeira do Principado e do Império estão invertidas.
Oi, Gabriel!!!
Muito obrigada pela informação. Já corrigimos as imagens.
Abraço da Turma
muito bom o site, agora so pesquiso nele
Valeu, Bia! Abraços da Turma.
A dita proclamação da República foi um golpe dado contra um governo legítimo.
A primeira bandeira republicana era uma cópia da bandeira estadunidense.
A primeira constituição do Brasil é a constituição Imperial de 1824.
A República foi imposta aos brasileiros pelos poderosos e escravistas que se uniram aos traidores do exército e deram um golpe militar , um ano após a Monarquia ter abolido a escravidão.
É nosso direito ter esperança de uma restauração da monarquia e nosso dever lutar para isso acontecer logo
ViVA DOM LUIZ GASTÃO IMPERADOR DO BRASIL
VIVA O BRASIL
VIVA A FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA.
TERCEIRO REINADO JÁ!
Site muito bom vou usar ele pra estudar
Legal, João! Esperamos ajudar você! Abraços da Turma!
Comente!