A Constituição, lei maior do País, descreve o que é o Brasil logo no comecinho, no primeiro artigo. Vamos entender o que cada palavra significa?
“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.”
Somos uma República, ou seja, uma forma de governo onde o chefe de Estado é escolhido pelo povo, normalmente por meio do voto livre e secreto. Em nosso caso, temos o Presidente da República, eleito a cada quatro anos. Somos diferentes, por exemplo, da Monarquia, em que o rei é o chefe e fica no trono até morrer, sendo substituído por um filho e assim por diante (regime hereditário).
Também somos uma federação, ou seja, a união política de territórios com governo próprio e certa autonomia. O Brasil tem 26 estados e o Distrito Federal, e mais de cinco mil municípios. Todos eles têm seus governantes e suas leis particulares, mas não podem ultrapassar os limites da Constituição Federal. Essa união é indissolúvel. Nenhum estado pode se separar do País. Ah! E apenas o governo federal tem soberania perante os outros países.
Somos um Estado Democrático de Direito. Em primeiro lugar, somos uma democracia, um governo do povo. A própria Constituição fala sobre isso: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”. Também somos um Estado de Direito. Isso quer dizer que a Constituição e demais leis valem para todos, dos cidadãos comuns às autoridades políticas. Todos devem respeitar os direitos humanos e as garantias fundamentais.
Temos soberania. O Brasil é independente dos outros países e tem autoridade própria em seu território. Assim, podemos nos organizar para fazer ou revogar leis, emitir nossa própria moeda, lançar impostos, declarar guerra ou celebrar a paz.
A cidadania é um dos nossos fundamentos. O cidadão brasileiro tem direitos e deveres, para que possa participar da vida em sociedade e das decisões do governo, seja como eleitor ou como eleito. A ele, é garantida a liberdade, o direito à justiça e o bem-estar econômico e social.
A Constituição também inclui o fundamento do respeito e da consideração de cada cidadão brasileiro por parte do governo e da comunidade, sem discriminação, protegendo-o contra a indignidade, isto é, contra tudo o que for humilhante e desumano.
Ao colocar os valores sociais do trabalho como fundamento, a Constituição Federal busca defender os direitos dos trabalhadores, mostrando como eles são importantes para o País. Já a liberdade de iniciativa permite ao cidadão brasileiro realizar qualquer trabalho, ofício, profissão ou atividade econômica que estiver dentro da lei.
A palavra “pluralismo” vem de “plural”, que significa “mais de um”. A Constituição brasileira permite que existam vários partidos políticos, com iguais direitos a exercer o poder público, de acordo com a lei. Com isso, grupos diferentes podem mostrar suas ideias e opiniões, respeitando-se uns aos outros.
Agora você já está por dentro do que é a República Federativa do Brasil, Plenamigo! O mais legal de entender tudo direitinho é colocar em prática o que está na Constituição. Especialmente o que diz o terceiro artigo:
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.”
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
31 Comentário(s)
Liana The Gomes Da Silva
POUCO!!!!
Obrigada
kkk
Que texto maravilhoso ” Contribuiu muito para a minha compreensão em relação a República Federativa
Que bom, Ellen! Ficamos felizes em contribuir. Abraço da Turma
Contribuiu muito para mim também!!
Que ótimo, Valdir! Abraços da Turma!
Obrigada, Ajudou muito no meu entendimento em constitucional !
Que ótimo saber, Luana! Sucesso em seus estudos! Abraço da Turma.
Ótimo! Ajudou bastante no meu trabalho de Empreendedorismo; e ter conhecimentos sobre a nossa República.
Que bom saber disso, Lucas! Sucesso em seus estudos! Abraços da Turma.
texto marávilhoso com varias informáçoes amei.
amei esse texto muito obrigado plenarinho
Que bom que você gostou, Arthur! Abraços da Turma!
Perfeito!!! me ajudou muito para aula de constitucional.
Ficamos felizes em saber, Bruna! Abraços da Turma!
Muito bom, eu gostei muito! ótima explicação e bem resumido 🙂
Que bom que você gostou, Sabrina! Abraços da Turma!
Excelente conteúdo . Com muita clareza e fácil entendimento.
Que bom que gostou, Saulo! Abraços da Turma!
adorei o texto porque aprendi mais sobre monarquia e repulblica
Que ótimo, Pedro Antonio! Abraços da Turma!
Apenas para acrescentar: “Somos uma República, ou seja, forma e sistema de governo”.
Oi, Elisangela! Apesar de parecer a mesma coisa, formas e sistemas de governo são coisas diferentes: a forma de governo é a maneira como se dá a relação entre governantes e governados (república e monarquia, por exemplo); já o sistema é a maneira como o poder político é dividido e exercido dentro do Estado, principalmente entre os poderes Executivo e Legislativo (são exemplos de sistemas de governo o presidencialismo e o parlamentarismo). Abraços da Turma!
Legal
Texto bonitinho, mas inócuo! Na prática, não passamos de uma oligarquia pseudodemocrática, que distorce a Constituição de acordo com sua conveniência.
Yvone muito lindo vocè dividindo o conhecimento com todos que sabe a importância da informação para a transformação de uma sociedade maisjusta obrigada.
Obrigado por suas palavras, Yvone! Abraços da Turma!
Lindo na teoria mais na prática basta uma situação mais tensa e a teoria foi por terra, infelizmente .
Ótimo dia para todos
Comente!