Saúde em pauta no Câmara Mirim 2018

Ilustração. Sobre fundo azul claro, um menino ruivo de olhos verdes e sardinhas no rosto veste camiseta amarela e está sentado em frente a uma mesa azul. Ele segura um lápis sobre papel branco e tem expressão pensativa. Um balão de pensamento parece sair da cabeça do menino e, dentro dele, aparece o desenho da Cida, que olha sorridente para uma refeição bastante colorida.

Saúde é o que importa! Os deputados mirins sabem disso e trataram muito bem do assunto. Houve muitas propostas sobre alimentação saudável, saúde na escola, construção de hospitais e maternidades, atendimento de qualidade e atenção aos moradores de rua. Também surgiram ideias para normatizar o tempo de atendimento, o uso de drogas, de agrotóxicos, o aborto e a discriminação dos itens que compõem os alimentos. Todas elas mostram como, independente da idade, essa galera sabe muito bem o que fazer para melhorar o Brasil.

A seguir, alguns projetos em vale a pena dar uma olhada.

Bula ilustrada

Essa foi a ideia da Vitória Valadares Marques. Ela quer que as bulas de remédio sejam ilustradas e que tenham letras grandes para facilitar a compreensão por parte de analfabetos e idosos. A lei serviria para essas pessoas ficassem menos dependentes ou que cometessem erros no consumo da medicação.

Alimento do bem

Para Gabriel Lucas Soares, fiscalizar alimentos transgênicos que entram em nossa casa é responsabilidade de todos nós. Seu projeto determina que, se forem identificados casos de excesso, os produtores terão que pagar uma multa. Para ele, há riscos no consumo de transgênicos e os agrotóxicos podem causar várias doenças.

O Enzo França Oliveira escreveu um projeto sobre merenda escolar diferenciada aos alunos com problemas de saúde. Seu objetivo é garantir o fornecimento de merenda escolar adequada para os alunos com problemas de saúde comprovados, como a diabetes, a intolerância à lactose, as alergias, entre outros.

Saúde nas ruas

Quem está em situação de rua tem direito à saúde. Pensando nisso, Ana Gabriela Bezerra Macedo sugeriu a criação de postos de saúde ambulantes para atender a população que vive nessas condições. A parlamentar mirim reforça a necessidade de acesso da população fragilizada aos direitos fundamentais, como saúde, segurança e moradia.

Tipo sanguíneo no RG

Nossos documentos pessoais têm bastante informação, mas ainda falta uma. Segundo a parlamentar mirim Letícia Hardman Barbetta Paulino, o tipo sanguíneo deveria constar na identidade dos cidadão. Esta medida, para ela, facilitaria o atendimento de pessoas em situação de urgência.

Registro digital de vacinas

Facilitar a vacinação é a proposta do Lucas Santiago Bez. Seu projeto determina um registro digital para vacinas que tomamos durante nossa vida. Desde bebê, é necessário ter esse documento e, toda vez que vamos aos postos de saúde para vacinação, é necessário levá-lo. “No século XXI, não é possível que informações tão importantes como a cobertura vacinal da população seja guardada em pedaços de papel, na grande maioria das vezes sem cópias”, justifica Lucas.

Hospitais veterinários públicos

Tem gente preocupada com a saúde dos animais. A Mariana Barbirato de Souza propõe a construção de um hospital veterinário em cada município sendo que a prioridade de atendimento será dada aos donos de animais que tenham baixa renda. Para a estudante, os animais devem estar incluídos na ações de saúde pública.

Primeiros socorros

A Nicole Faustino Buchner e o Carlos Eduardo Gonçalves Alexandre estão preocupados com a prestação de primeiros socorros à população. Nicole escreve sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades darem orientação no caso de recém-nascidos. Isso poderia evitar morte por engasgamento ou aspiração de corpo estranho. Já o Carlos Eduardo estabelece a obrigatoriedade de cursos de primeiros socorros aos professores de escolas e creches das redes municipais, estaduais ou privadas de ensino.

Música e saúde

Isabela Faria Rosa Sobreira quer Musicoterapia nos hospitais. Segundo a estudante, a música afeta o lado emocional e psíquico das pessoas. No mundo de hoje, as pessoas andam estressadas e deprimidas (na maioria dos casos), e tomam remédios para diminuir estes problemas, porém não tem muitos resultados positivos. Para ela, a música seria uma aliada dos tratamentos.

Lei da influência

O projeto de lei do Pedro Airan Canale proíbe os cidadãos de beber e fumar em publico. O estudante argumenta que quem bebe e fuma em público acaba influenciando as pessoas.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos