Ano novo, vida nova!

Desenho azul com fogos de artifício de cores rosa, amarelo, azul, lilás, verde e laranja. Na parte de cima do fundo, título “Feliz Ano Novo” em letras maiúsculas em tom de amarelo. Abaixo do título no centro, a Turma do Plenarinho está de mãos dadas, todos vestidos de branco.

“Ano novo, vida nova”. Você já falou ou ouviu alguém dizendo essa frase? Provavelmente sim. E sabe por quê? Porque as pessoas costumam cultivar a esperança em momentos de renovação. E assim é o Ano Novo, época de querer melhorar, além de nossas próprias vidas, o ambiente ao nosso redor e até o mundo.

Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz

O Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz, comemorado no dia primeiro de janeiro, é uma data simbólica da busca e do desejo de um mundo melhor. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, paz e felicidade para o ano que se inicia. No Brasil, a chegada do Ano Novo é marcada por alguns rituais: a queima de fogos de artifício e o uso de roupas brancas. Esses cultos têm o objetivo de trazer sorte e paz para o ano que se inicia.

Mas como você definiria a paz? Ou melhor, você sabe o que pode fazer para construir um mundo mais solidário e humano?

Afinal, o que é paz?

A Pastoral da Criança, uma entidade ligada à Igreja Católica, explicou bem o que é paz:
“Paz não é apenas a ausência de guerra entre os países. Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor compreensão, ou seja, boa qualidade de vida. Paz é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade de água, o saneamento básico, a despoluição do ar, o bom aproveitamento da terra. Paz é buscar a serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas idéias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades. Isso tudo sem precisar fugir. Acima de tudo, paz é criar um clima de harmonia e bem-estar na família e na comunidade.”

Exemplos de pacifistas

Você já ouviu falar de Mahatma Gandhi? E de Nelson Mandela e John Lennon? Essas são algumas personalidades que viveram na busca pela paz. Vamos conhecer um pouco da história deles?

Mahatma Gandhi foi um líder pacifista da Índia. Ele iniciou o movimento que defendia os direitos do povo indiano e resistia à dominação inglesa no país. Mas o lema de Gandhi era o de resistir sem partir para o combate violento. Parece difícil? Talvez, mas lá deu certo. A Índia proclamou sua independência em 1947. Uma frase muito famosa de Gandhi que inspirou o povo indiano e até hoje faz sentido é: “Não há caminho para paz, a paz é o caminho”.

Nelson Mandela, nascido na África do Sul, é outro exemplo de líder que lutou incansavelmente pelos direitos humanos. No país dele havia uma forte discriminação racial. Os negros não eram tratados da mesma maneira que os brancos, e a política chamada apartheid (sistema oficial de separação racial praticada na África do Sul para proteger a minoria branca) tornava isso uma lei. Mandela não concordava e estudou Direito. Depois de passar décadas preso, lutando contra o regime, ele foi solto e eleito presidente da África do Sul, enterrando, de forma pacífica, a política do apartheid.

John Lennon, o ex-Beatle, foi um dos pacifistas mais famosos do mundo. Suas ideias de paz ficaram famosas em suas músicas, como Imagine (Imagine, em inglês) e Give peace a chance (Dê uma chance à paz). John e sua mulher, Yoko Ono, não concordavam com a guerra do Vietnã, que começou em 1964 e durou 11 anos.

Rituais no mundo

A celebração do Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz acontece no dia primeiro de janeiro em quase todo o mundo. Só que cada povo comemora a sua maneira. Que tal conhecer manifestações de outras culturas?

No Japão, o Ano Novo é chamado de Shogatsu. Lá as comemorações começam na véspera do Ano Novo, quando as famílias comem macarrão. Também faz parte das comemorações de fim de ano dos japoneses a primeira visita a um santuário ou templo para se pedir sorte e felicidade.

No Brasil, a celebração mais famosa é a da queima de fogos de artifício em Copacabana, no Rio de Janeiro. Milhares de brasileiros e turistas vão para a praia assistir ao espetáculo que começa à meia-noite.

Em outros países, como a Holanda, as pessoas têm o costume de soltar fogos de suas próprias casas. Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano Novo, como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada, em inglês). Lá também é comum dar presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos. Em países de língua inglesa, cantar ou tocar a música Auld Lang Syne, canção de despedida, é muito popular logo após a meia-noite.

Dicas para começar bem o ano

Já falamos de paz, assunto importantíssimo na virada do ano. Agora vamos à sorte. A Turma do Plenarinho listou algumas das superstições brasileiras para a virada do ano.

  • Lentilhas – uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.
  • Romãs – para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.
  • Uvas – para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade de uvas correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-novo.
  • Branco – usar roupas brancas (inclusive calcinhas ou cuecas) é um hábito trazido para o Brasil com a popularização das religiões africanas. O branco representa luz, pureza, bondade.
  • Nota de dinheiro no sapato – os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Por isso, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.Para fazer depois da meia-noite
  • Pular só com o pé direito – você estará atraindo boas coisas para a sua vida.
  • Jogar moedas da rua para dentro de casa – dizem que atrai riqueza para todos que moram no lugar.
  • Fazer barulho – é uma forma de espantar os maus espíritos, praticada pelos povos antigos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.

Otimismo

Agora você já sabe um monte de coisas sobre a paz e algumas formas de atrair sorte para o novo ano. Você já pode separar a roupa branca e caprichar nos desejos. Você pode até anotar tudo que quer que aconteça, mas não pode esquecer das suas atitudes para colaborar com um mundo mais fraterno e pacífico, né?

Sites consultados:

Pastoral da Criança – http://www.pastoraldacrianca.org.br
http://www.childrensworld.org
Unicef – http://www.unicef.org/brazil/
Fundação Joaquim Nabuco – http://www.fundaj.gov.br

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos