Dia do Fico

Dia 9 de janeiro de 1822 foi um dia muito importante para a Independência do nosso país. Foi nesta data que D. Pedro I decidiu que ficaria no Brasil. Lá em Portugal, o rei (pai de D. Pedro) queria que ele voltasse a todo custo porque, assim, eles poderiam voltar a tratar o Brasil como uma colônia e não mais como parte do Reino Unido, o que acontecera com a vinda da família Real para cá. Além disso, a corte portuguesa estava preocupada com os movimentos de independência que se fortaleciam por aqui.

Sabendo da pressão que D. Pedro sofria, José Clemente Pereira, o presidente do Senado aqui no Brasil, entregou para D. Pedro I uma carta com milhares de assinaturas pedindo que ele não partisse. Foi quando D. Pedro I disse a célebre frase “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. Por causa disso, o dia 9 de janeiro é conhecido como o “Dia do Fico”. Meses depois, em 7 de setembro, foi proclamada a Independência do Brasil.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos