Quem nos governa

Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse no dia 1º de janeiro de 2023. Seu mandato será de 2023 a 2026. É a terceira vez que Lula se elege Presidente da República.

No discurso que fez aos apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, já empossado, Lula afirmou: “Assumimos hoje, diante de vocês e de todo o povo brasileiro, o compromisso de combater dia e noite todas as formas de desigualdade no nosso país. Desigualdade de renda, de gênero e de raça. Desigualdade no mercado de trabalho, na representação política, nas carreiras do Estado, no acesso à saúde, à educação e a demais serviços públicos”.

Infância

Sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos, Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, em Caetés, no Semiárido pernambucano. A família, muito pobre, seguiu num pau-de-arara (um tipo de caminhão que transportava pessoas de forma bem precária) para a região Sudeste, fugindo da seca e da miséria.

Instalado no litoral paulista, Lula começou a trabalhar ainda criança, no cais de Santos, para ajudar nas despesas de casa. Foi vendedor ambulante, engraxate e ajudante de tinturaria. Concluiu o ginásio e, empregado numa metalúrgica aos 14 anos, foi admitido no curso técnico de torneiro mecânico do Senai.

Juventude

Com pouco mais de 18 anos, Lula começou a frequentar reuniões no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista. Suas habilidades como negociador logo foram notadas. Em pouco tempo, ele iniciaria sua vida como líder sindical.

Vida política

Lula tornou-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos em 1975. Ali, assumiria posição de destaque nos protestos contra a ditadura, comandando greves gerais de grandes proporções. Também foi uma das principais lideranças do movimento “Diretas Já”.

Em 1980, participou ativamente da fundação do Partido dos Trabalhadores, sendo o seu primeiro presidente. Em 1986, foi o deputado federal mais votado do Brasil, participando da elaboração da Constituição Federal de 1988. 

Lula candidatou-se ao cargo de Presidente da República em 1989, 1994 e 1998, sem sucesso. Em 2002, foi eleito Presidente pela primeira vez, sendo reeleito em 2006.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos