O Holocausto: para que não seja esquecido

A data de 27 de janeiro foi escolhida como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Ela presta uma homenagem aos milhões de pessoas torturadas e mortas em campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

A história do Holocausto

Entre os anos de 1933 e 1945, o governante alemão Adolf Hitler mandou perseguir, aprisionar e matar milhões de pessoas que não eram da raça ariana. Para ele, todos os outros povos pertenciam a raças inferiores – principalmente os judeus, aos quais Hitler atribuía a maioria dos males da humanidade. Também não poupou os que defendiam o comunismo nem ciganos, negros, homossexuais e pessoas com deficiência.

Aproximadamente 12 milhões de pessoas foram mortas nesse período. Essa ação monstruosa recebeu o nome de holocausto, palavra que, em grego, significa ‘todo queimado’, numa referência à cremação de corpos, prática comum nos campos de concentração.

O 27 de Janeiro foi escolhido porque foi justo neste dia que, no ano de 1945, aconteceu a libertação dos prisioneiros de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal campo de concentração do regime nazista.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos