Previdência: o que é isso?

Ilustração. Em frente ao fundo amarelo, há uma mesa verde. Sentados atrás da mesa estão uma mulher e um homem. A mulher tem pele clara, cabelos castanhos presos em um coque e usa capacete amarelo e óculos de armação fina.. Ela veste uma camisa roxa e, com uma das mãos segura um lápis verde, com a outra, segura uma régua apoiada em uma grande folha branca de papel. Do lado da mulher, o homem digita em um computador portátil prateado. Ele tem cabelos escuros, com partes grisalhas perto das orelhas, e a barba é também grisalha. Ele usa óculos de armação quadrada e preta. Veste camisa azul dobrada no meio dos antebraços e gravata vermelha meio folgada no pescoço.

Ultimamente, muito tem-se falado sobre a aposentadoria do brasileiro. É que entra governo, sai governo, há sempre muitos questionamentos sobre a lei que regulamenta como e quando uma pessoa pode parar de trabalhar, assim como o valor que ela receberá para o resto de sua vida.

Mas você sabe o que aposentadoria e Previdência têm em comum?

A aposentadoria acontece quando as pessoas, depois de muitos anos em atividade, param de trabalhar, mas não param de receber um salário. Para que isso aconteça, é preciso que o trabalhador já tenha uma certa idade e um determinado tempo de serviço. E é a Previdência Social quem paga esta conta.

Funciona assim: todo mês, parte do salário do trabalhador é destinada à Previdência Social, uma espécie de seguro público que protege quem precisa parar de trabalhar. Este dinheiro é usado para pagar tanto àqueles que se aposentam quanto quem para por um tempo por motivos de saúde, para cuidar da família ou por causa de uma grande tristeza – como a perda de um parente próximo. Um exemplo desses afastamentos é a licença-maternidade, os quatro meses em que as mães ficam em casa cuidando dos seus bebês.

Para que as contas da Previdência fiquem equilibradas, é preciso que os governantes estejam sempre atentos às mudanças que a sociedade atravessa. Elas podem estar relacionadas ao envelhecimento da população, às despesas que são feitas com o dinheiro arrecadado, entre outras coisas.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos