A história da web, a rede mundial de computadores

Ilustração. Sobre fundo desenhado com círculos brancos e listras em tons de rosa e lilás, está turma do Plenarinho. Da esquerda para a direita; Vital sorri e olha para frente. Do seu lado, Zé Plenarinho está de pé com os dois braços abertos. Cida agachada olha para o computados que está no colo de seu irmão Adão, que está sentado ao seu lado. Edu coruja pousa na cabeça de adão e olha para o computador. Xereta, em pé, estende uma das mãos na direção de Adão. Do lado de Xereta, Légis está em pé com as mãos na cintura, olha para frente e sorri.

Já reparou que os endereços eletrônicos dos sites que você visita começam com www? Essas três letras são uma sigla para World Wide Web, isto é, rede mundial de computadores – ou, simplesmente, web.

Antes de essas três letrinhas caírem no gosto dos internautas, a internet já existia. Mas só permitia ler notícias e trocar mensagens. Foi um cientista inglês chamado Tim Berners-Lee que criou um protocolo (isto é, um conjunto de regras) para que programas de computador conhecidos como navegadores pudessem acessar informações organizadas em páginas ou websites. No dia 12 de março de 1989, ele apresentou esse projeto ao mundo, e essa data ficou conhecida como o aniversário da web.

Além dos textos, as páginas da web podem exibir imagens, áudios e, mais recentemente, recursos mais modernos, como vídeos, por exemplo. Além disso, as páginas podem conter links para outras páginas, formando uma verdadeira rede, onde todas as informações estão interconectadas.

Até hoje a web é muito popular, sendo um grande repositório de informações. Mas cada dia mais enfrenta a concorrência dos smartphones, que usam navegadores, mas que acessam cada vez mais a internet via aplicativos.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos