Incluir disciplinas obrigatórias de finanças pessoais nas escolas brasileiras


Nome: Amanda Porto
Cidade: Belo Horizonte
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Passa a ser obrigatório o ensino de finanças pessoais em todas as escolas brasileiras para crianças a partir de 8 anos de idade até a idade de 15 anos.
ÀS COMISSÕES DE: EDUCAÇÃO E CULTURA E CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA. O Poder Executivo será responsável por fazer cumprir essa regra.
Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Durante as aulas de matemática os professores deverão lecionar a educação financeira orientando sobre planejamento financeiro pessoal, sobre como funciona o dinheiro e sistema financeiro nacional; tipos de investimentos brasileiros, produtos financeiros no geral.
Justificativa: Essa lei visa assegurar que os cidadãos tomem melhores escolhas com seu dinheiro. A falta de conhecimento financeiro no Brasil tem causado confusão, endividamento e inadimplência. Hoje em dia os jovens ao conseguirem o primeiro emprego, logo se endividam com parcelas de financiamento de veículos, imobiliários e muitas vezes perdem o pouco que tem por não fazerem um orçamento mensal ou por não entender como o dinheiro funciona. O conhecimento adequado sobre finanças, economia, indicadores econômicos, sistema financeiro nacional e investimentos pode trazer melhoras econômicas para nosso país com agentes deficitários e superavitários mais inteligentes e preparados para fazerem melhores escolhas. Podendo investir no país através de títulos públicos, fazer planejamento de aposentadoria e de realização dos objetivos pessoas no curto médio e longo prazo.