Dia do Escoteiro: sempre alerta!

Ilustração. Fundo de floresta com céu azul, árvores e grama verde. Ao centro da imagem está Zé Plenarinho no meio de Xereta à esquerda da imagem e Légis à direita. Todos estão vestidos de escoteiros, com roupa marrom e lenço vermelho no pescoço. Com a mão direita na testa, eles fazem o sinal escoteiro: três dedos em riste enquanto o polegar segura o mindinho.

O escotismo é uma atividade educacional voltada exclusivamente para crianças e jovens. Tem uma metodologia que prega boas ações e atitudes. Além disso, os escoteiros utilizam uniforme e aprendem a se virar, aprendendo lições importantes, principalmente na vida ao ar livre.O dia do escoteiro é comemorado no dia 23 de abril. A prioridade é a vida em equipe e o aprender fazendo. Os escoteiros garantem que suas atividades são muito divertidas. Vamos conferir?

 E como surgiu o escotismo?

O fundador dos escoteiros foi o inglês Baden-Powell, que nasceu em 1857, e desde criança sempre gostou de aventura e da natureza. Ele foi militar durante muitos anos e teve a oportunidade de conhecer praticamente o mundo todo, adquirindo grande experiência de vida.

Foi em uma de suas viagens, mais precisamente pelo interior da Inglaterra, que certa vez Baden-Powell viu alguns meninos usando, em suas brincadeiras, um manual que ele havia escrito para exploradores do Exército. O manual continha ensinamentos sobre como sobreviver em regiões selvagens.

Powell organizou, então, em 1907, um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos, no qual ensinou diversas coisas importantes – como primeiros-socorros e técnicas de observação – e deu dicas de como viver de forma segura no campo, na floresta e na cidade. Os resultados do acampamento foram tão positivos que deram origem ao livro “Escotismo para rapazes”. Guiado pelo livro, um grupo de rapazes se organizou e deu origem ao 1º Movimento Escoteiro.

A partir daí, o escotismo se espalhou rapidamente pelo resto do mundo. Hoje, o escotismo é o maior movimento de educação não-formal do mundo, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e beneficente: são quase 30 milhões de participantes em todo o mundo!

O escotismo no Brasil

No Brasil, o escotismo foi fundado em 1910, no Rio de Janeiro, por oficiais da Marinha. Em novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que orienta as atividades nacionais, mantém as leis que regulamentam o movimento e estimula o crescimento do escotismo entre todas as classes sociais.

Atualmente, está organizado em 1480 grupos, espalhados em 671 cidades, somando cerca de 100 mil escoteiros no Brasil.

Com a palavra, uma escoteira 

Marina Paz, 11 anos, participa do Grupo Escoteiro Caio Martins – 6º DF, em Brasília, desde 2015. Tudo começou com o convite da irmã, Carolina. Hoje, é ela quem chama os amigos para participar do escotismo. Todo sábado encontra os colegas e cumprimenta cada um da tropa.

A saudação é feita com aperto das mãos esquerdas e sinal de três dedos em riste junto à testa com o braço flexionado e o polegar cruzado. É Marina quem explica o significado: “o dedo maior significa Deus, o dedo médio, a pátria, e o dedo menor, o próximo”. O polegar segura o mindinho e simboliza o mais forte protegendo os mais fracos. Legal, né?

Marina falou que gosta muito de participar do escotismo, principalmente pela cumplicidade com os colegas e pelas atividades realizadas.

Geralmente, os grupos de escotismo têm atividades diversificadas. Nas reuniões, que acontecem aos sábados, os escoteiros aprendem jogos e técnicas escoteiras; praticam atividades físicas; aprendem a cozinhar, a respeitar os pais, a proteger a natureza e a ter responsabilidade nos estudos; discutem temas como sexualidade e drogas; e fortalecem o espírito de amizade e união, entre outras coisas.

Dos 7 aos 11 anos de idade, as crianças escoteiras são chamadas de “lobinhas” e “lobinhos” (o nome é baseado na história de Mogli, o Menino-lobo) e são acompanhadas por um dirigente adulto, denominado de “Aquelá”. A partir daí, aparecem novos grupos, de acordo com a idade: dos 11 aos 15 anos, os participantes são denominados de “escoteiras” e “escoteiros”; dos 15 aos 18 anos, recebem o nome de “guias” e “sêniores”. Estes se tornam “pioneiras” e “pioneiros” – etapa em que os jovens de 18 a 21 anos se preparam para a vida adulta e para assumirem chefias dentro do movimento escoteiro.

Promessa do movimento escoteiro

Se você quer mesmo ser um escoteiro, veja quais são as leis do escotismo

  1. O escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida
  2. O escoteiro é leal
  3. O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação
  4. O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros
  5. O escoteiro é cortês
  6. O escoteiro é bom para os animais e para as plantas
  7. O escoteiro é obediente e disciplinado
  8. O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
  9. O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio
  10. O escoteiro é limpo de corpo e alma

 Escola ao ar livre

O ex-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Paulo Salamuni, deu uma entrevista exclusiva para a Turma do Plenarinho. Ele participa do movimento há mais de quarenta anos e explica que o escotismo auxilia as pessoas a assumirem seu próprio desenvolvimento e a agirem da melhor forma possível. “É uma escola ao ar livre, que trabalha o lado afetivo, psicológico, social e também ensina a ser amigo das plantas e dos animais”, declara. “O movimento tem leis positivas de lealdade, honradez e cordialidade, despertando o espírito de liderança útil dentro das comunidades”.

Segundo Paulo Salamuni, o escotismo já foi confundido com um pequeno exército, mas a organização é bem diferente. “Nosso movimento não é profissionalizante, nem corretivo, mas é uma ótima opção para as crianças e jovens construírem amizades e se socializarem”, afirma. “Somos um complemento à educação formal das escolas e também aos ensinamentos adquiridos na família e na igreja. Trabalhamos de forma voluntária e somos um movimento democrático, que incentiva a cidadania”.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by Jailton santos da silva postado 17/12/2020 07:32

    Muito legal lembrei os meus 11 anos

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos