O “mosquitinho terrível” Aedes Aegypti tem causado seriíssimos problemas de saúde no Brasil.
Introdução
Sabemos que ele é o causador das doenças dengue, chikungunya e zika. O estudo de doenças como essas nas escolas é extremamente importante na formação do estudante, como ser social, para que ele possa refletir e tratar com muita seriedade assuntos tão relevantes para nossa sociedade. Além do mais, a prevenção a esse tipo de doença passa pela conscientização de cada um no combate ao foco do mosquito.
Público-alvo: alunos do 5° ao 8º ano do ensino fundamental.
Disciplinas trabalhadas e Conexão curricular: Ciências Humanas.
Objetivo: Desenvolver uma narrativa constituída coletivamente levando as crianças a refletirem sobre a importância de hábitos e atitudes que ajudem na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Etapas
Etapa 1: Introduza a aula mostrando a história em quadrinhos “Turma do Plenarinho no combate ao mosquito“. Discuta em seguida com os estudantes as questões: Como ocorre a transmissão? O que uma pessoa deve fazer se estiver com os sintomas? O que devemos fazer para que essas doenças não se espalhem? Ao final da aula, peça para que os estudantes tragam na próxima aula reportagens que falem sobre o mosquito e as novas doenças causadas por ele: Zika e Chikungunya.
Etapa 2: Reúna todas as reportagens trazidas pelos estudantes e comece um debate, retomando as perguntas da primeira aula. Há perguntas interessantes que podem ser feitas pelo professor, como: as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti podem ser evitadas? Como? Para evitá-las, quais os cuidados que devo ter? Esses cuidados serão só na minha localidade? O que podemos fazer para alertar a sociedade?
Tempo de execução: 2 aulas de 40 minutos.
Material necessário
Cartilha “Turma do Plenarinho no combate ao mosquito”
Avaliação: Observe o conhecimento que o aluno tinha antes da atividade e no presente momento, cada detalhe é extremamente importante para o professor na hora da avaliação.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
4 Comentário(s)
Muito interessante a abordagem sobre o tema Dengue, que conscientiza as crianças e em contra partida seus pais.
Com o engajamento das crianças, fica mais fácil atingir seus pais, que por vezes consideram o assunto sem importância.
Com certeza, Clotilde! Abraços da Turma!
esse mosquito é mesmo ruim
Terrível, Alice! Transmite um monte de doenças, não dá para descuidar dele! Abraços da Turma!
Comente!