Trabalhando o tema “Dengue”

Ilustração. Ao fundo, um céu azul com algumas nuvens azul claras. Um muro bege com alguns tijolos laranjas aparentes. Na parte inferior, uma grama verde escura. Ao centro, Légis está apoiada nos ombros de Zé e Xereta e com a ajuda de Edu Coruja, tenta pegar um mosquito do Aedes Aegypti

O “mosquitinho terrível” Aedes Aegypti tem causado seriíssimos problemas de saúde no Brasil.

Introdução

Sabemos que ele é o causador das doenças dengue, chikungunya e zika. O estudo de doenças como essas nas escolas é extremamente importante na formação do estudante, como ser social, para que ele possa refletir e tratar com muita seriedade assuntos tão relevantes para nossa sociedade. Além do mais, a prevenção a esse tipo de doença passa pela conscientização de cada um no combate ao foco do mosquito.

Público-alvo: alunos do 5° ao 8º ano do ensino fundamental.

Disciplinas trabalhadas e Conexão curricular: Ciências Humanas.

Objetivo: Desenvolver uma narrativa constituída coletivamente levando as crianças a refletirem sobre a importância de hábitos e atitudes que ajudem na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Etapas

Etapa 1: Introduza a aula mostrando a história em quadrinhos “Turma do Plenarinho no combate ao mosquito“. Discuta em seguida com os estudantes as questões: Como ocorre a transmissão? O que uma pessoa deve fazer se estiver com os sintomas? O que devemos fazer para que essas doenças não se espalhem? Ao final da aula, peça para que os estudantes tragam na próxima aula reportagens que falem sobre o mosquito e as novas doenças causadas por ele: Zika e Chikungunya.

Etapa 2: Reúna todas as reportagens trazidas pelos estudantes e comece um debate, retomando as perguntas da primeira aula. Há perguntas interessantes que podem ser feitas pelo professor, como: as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti podem ser evitadas? Como? Para evitá-las, quais os cuidados que devo ter? Esses cuidados serão só na minha localidade? O que podemos fazer para alertar a sociedade?

Tempo de execução: 2 aulas de 40 minutos.

Material necessário

Cartilha “Turma do Plenarinho no combate ao mosquito

Avaliação: Observe o conhecimento que o aluno tinha antes da atividade e no presente momento, cada detalhe é extremamente importante para o professor na hora da avaliação.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos