Agrotóxico Menos Ofensivo


Nome: Eduardo Carassini Batista de Aguiar
Cidade: Agulha
Tema: Saúde| Meio ambiente
Conteúdo: : Esta lei tem por objetivo evitar a proliferação de partículas de agrotóxicos e facilitar o atendimento de pessoas intoxicadas pelo mesmo.
As empresas fabricantes de pulverizadores e aplicadores de defensivos agrícolas deverão produzir equipamentos com bicos eletrostáticos que fazem com que as gotas do agrotóxicos sejam atraídas pela planta espalhando menor número de partículas de agrotóxico pelo ar.
: As empresas fabricantes de herbicidas/pesticidas ou qualquer outro tipo de defensivo agrícola deverá criar um antídoto para caso alguém seja intoxicado pelo seu produto. Art. 4: A Secretaria do Meio Ambiente do município onde se encontra a fazenda deverá fazer a fiscalização de qualquer área onde está sendo utilizado veneno para e repassar para UPAs, UBSs, hospitais, etc, para que eles saibam qual antídoto usar em caso de intoxicação naquela região.
Após 7 anos as empresas deverão provar ao órgão regulador do Governo Federal que conseguiram se adaptar e as que não se adaptaram deverão ser multadas
Após 7 anos as empresas deverão provar ao órgão regulador do Governo Federal que conseguiram se adaptar e as que não se adaptaram deverão ser multadas
Justificativa: Minha família trabalha com agricultura e consequentemente utiliza agrotóxicos, ao ler uma notícia sobre o aumento de intoxicações me preocupei com eles e com todos os outros agricultores e produtores rurais. Pensando nisso, imaginei um projeto que desse mais segurança e reduzisse o risco de intoxicação por esses produtos que no corpo humano são tão maléficos e não apenas ao produtor, mas também ao consumidor final que também pode ser contaminado por vestígios que ficam no alimento por isso vários especialistas recomendam uma boa lavagem dos alimentos antes de consumi-lo. Além de impactos no meio ambiente com a contaminação do solo, água de rios, morte de espécies desses locais, eles também causam problemas a nós, humanos. Estudos com cultivadores de tabaco expostos aos agrotóxicos mostram que esses trabalhadores tiveram danos nos seus mecanismos de defesa celular e alterações nas atividades de telômeros, transtornos mentais, doença do tabaco e sibilância. Além disso, os trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos têm maior chance de morrer por suicídio. Alguns fumicultores relataram sintomas como dores de cabeça, náuseas e dor de estômago, além de dor lombar, disúria e diagnóstico médico de gastrite/epigastralgia, depressão, ansiedade, mialgia, irritabilidade e cólicas abdominais.