CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA CULTURAL DA FOLIA DE REIS NO MUNICÍPIO DE VARGINHA/MG


Nome: Bruno De Melo Martins
Cidade: Varginha
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: O presente projeto tem como finalidade, a abordagem das Folias De Reis (festa típica cultural Brasileira) no município de Varginha/MG, através de palestras conscientizadoras e demonstração de como funciona a organização desse movimento cultural de suma importância a cultura Brasileia
Associação cultural do município de Varginha/MG
Palestras em escolas municipais, movimentos de conscientização a população juvenil
Não visamos cunho monetário, somente a educação através de palestras pelas escolas municipais
Conscientização da Importância Cultural da Folia de Reis no Município de Varginha/MG”, tendo em vista a importância de conscientizar os jovens sobre as questões culturais de nossa região. A finalidade do projeto será implantar nas escolas municipais a apresentação da Folia de Reis, uma das festas mais importantes da cultura popular, como um espaço para o resgate e consolidação da memória e a reconstrução de um jeito de ser, de pensar e de agir. O referido trabalho será executado com uma ação prática, tendo para isso interação faculdade/associação/administração do município.
Justificativa: Ao implantarmos a Folia de Reis nas escolas municipais de Varginha como tradição identitária nota-se um dado interessante. A maioria dos participantes da Folia foi levada pelos avôs, pelos pais ou familiares. Esse dado evidenciado revela que a tradição contribui de maneira básica para a segurança e cultura do ser humano. Isso se dá porque o tempo presente representa a continuidade do passado e a esperança do futuro. Pretendemos alcançar a efetividade desse projeto juntamente com a Associação da Folia de Reis, realizando a devida regulamentação da apresentação nas escolas municipais de Varginha através de um ofício para Câmara Municipal de Varginha. Com isso, iremos facilitar o ingresso de novos participantes no grupo levando cultura para os jovens, mantendo uma tradição e dando espaço para os integrantes da Folia de Reis.