Dia Internacional da Família

Dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi estabelecida como uma forma de chamar a atenção para as famílias, núcleos elementares da sociedade que, independentemente de tamanho ou composição, precisam ser cuidadas.

Muitos são os fatores que podem afetar o núcleo familiar: a globalização, o trabalho e novos hábitos, além de problemas como abandono de crianças, gravidez precoce, dependência química e violência doméstica (contra mulheres e crianças). Por isso a ONU destaca: “a família precisa receber proteção e apoio amplos. Em diferentes sistemas culturais, políticos e sociais, existem diversas formas de família. Os direitos, capacidades e responsabilidades dos membros da família devem ser respeitados”.

Nesta data, é interessante apontar os novos contornos das famílias contemporâneas. No Brasil, por exemplo, elas estão menores. Se, na época de nossos avós, havia grupos de 14 irmãos ou até mais, nos dias de hoje, isso é uma raridade! Em 2010, a média, foi de menos de 2 filhos por mulher.

Para que você tenha uma ideia das mudanças mais recentes, abaixo estão alguns dados do Censo de 2010.

  • O número de casais sem filhos aumentou consideravelmente, passando de 14,9%, em 2001, para 20,2% em 2010.
  • Foram identificados 60 mil casais homoafetivos vivendo junto no País, o que equivale a 0,1% do total de moradias brasileiras. A maioria dos casais homossexuais é formada por mulheres (53%).
  • O Censo 2010 também mostrou um aumento das famílias sob responsabilidade exclusiva das mulheres, que passou de 22,2%, em 2000, para 37,3% em 2010.
  • 2,5 milhões de crianças e jovens são enteados, ou seja, moram com madrastas ou padrastos.
  • 36,4% dos casais não oficializaram a união conjugal.

Com informações de Brasil Escola e do Portal da Organização das Nações Unidas

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos