GUARDA MIRIM NO CONTEXTO ESCOLAR


Nome: Juliana Riamy Ferreira dos Santos
Cidade: TRIZIDELA DO VALE
Tema: Segurança
Conteúdo: A Guarda Mirim é um projeto social no auxílio aos jovens. Dentre os principais pontos destacamos a colocação no mercado de trabalho e a complementação educacional. §1ºPublico alvo do projeto serão Criança de 10 a 16 anos que esteja matriculado no Ensino Fundamental em todo o território Nacional.
As prefeituras juntamente com os órgãos de proteção a criança e adolescentes e as defensorias Publicas serão responsáveis pela implantação , excursão e fiscalização no âmbito Estadual e Municipal.
Responsabilizar civil e criminalmente as prefeituras e as secretarias da educação dos Estado e ou Município pela não implantação desse projeto em no minimo duas escolas do Ensino Fundamental.
As parcerias Publico/Privado serão a chave do sucesso deste projeto em se tratando de recursos Financeiros e de absorção da mão de obra qualificada neste projeto.
Justificativa: - São diversos fatores que levam o crescimento da criminalidade em uma determinada comunidade e ou região, fatores culturais, sócio econômico, geográficos, particulares de determinada localidade, o que muda as causas agenciadoras do fenômeno da violência. - Podemos afirma que a segurança publica não pode ficar restrita simplesmente às ações políticas, mesmo por que parte da causa do fenômeno da violência não pode ser contida somente pelas forças policias isto nos mostra que o aspecto do conceito de segurança publica é muito mais complexo ,amplo e deve ser trabalhado em conjunto de ações como programas específicos e políticas articuladas entre os diversos setores da municipalidade, além da extensão aos órgãos estadual. Segurança e á sociedade civil como um todo. O Projeto Guarda Mirim tem como missão contribuir com a inclusão social, geração de emprego e renda, prevenção e diminuição da violência, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação, qualificação dos adolescentes. CONSIDERAÇÕES FINAL Incluir socialmente adolescentes, tirando-os das ruas, buscando assim, a qualificação pessoal e profissional, direcionando-os para um futuro digno, onde haverá respeito às leis e autoridades constituídas, justiça e disciplina e a certeza de que o bem dos outros representa, também, nosso bem.