Musicalização nas escolas


Nome: Maria Eduarda Meduneckas Paschoal
Cidade: Catanduva
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: O objetivo desse projeto é incluir no currículo escolar a obrigatoriedade das aulas de musica para garantir o desenvolvimento de criatividade, senso rítmico,prazer de ouvir a musica,da imaginação, contribuindo para consciência emocional.
em até 3 anos. A Secretaria da Educação estadual e municipal Caberá ao Ministério da Educação incluir no currículo escolar a nova disciplina deverão adequar-se ao novo currículo, caso não haja o cumprimento da norma os seus responsáveis serão notificados.
o Ministério da Educação através das suas instâncias fiscalizará todas as unidades escolares, verificando se as aulas de música estão em concordância com os objetivos proposto nesse projeto.
As escolas deverá receber um material base para iniciar as atividades do novo currículo, caberá ao MEC o desenvolvimento do mesmo.
As escolas terão o prazo de até 3 anos para enquadrar-se na nova regra curricular e contarão com apoio das diretorias de ensino, secretarias estaduais e municipais e do MEC para viabilizar a lei.
Justificativa: Eu quis fazer esse projeto de lei porque eu vi muitas escolas de outros países com aulas de musica e isso ajudava no desenvolvimento das crianças na educação dos alunos, para que eles saibam diferenciar as coisas, deixando o bullyng de fora, com a musica as crianças começam a ter mais consciência do tempo, deixando as armas de fora trocando-as por instrumentos musicais,assim ficara mais fácil de conviver em grupo,em equipe,saber as respeitar mais o próximo,os pais principalmente em casa. Ensinar a experiência e o sentimento antes da prática é um dos conceitos presentes na musicalização. Cleber Alves conta que a musicalização ensina os elementos de linguagem sem se preocupar com a parte técnica do instrumento. Nela a criança começa a perceber elementos como pulsação e forma, por meio de atividades gostosas. “Quando se faz esse tipo de atividade há um contato dirigido da criança com a música, e o intuito é que ela preste atenção nesse elemento”, conta ele..Dar espaço para que as crianças possam escutar diversos estilos de musica e assim consigam realizar suas próprias expressões .ensinar as crianças que existem vários outros tipos de musica no nosso pais,como musicas culturais e históricas.Ensinando também como saber tratar as outras pessoas ao seu redor por meio do ensinamento da musica