A violência sexual põe em risco o bem-estar e o futuro de crianças e adolescentes. As consequências podem ser tão graves a ponto de comprometer um desenvolvimento saudável e até a capacidade de aprendizagem da vítima. Por isso é tão importante que a escola se torne uma aliada no combate a este tipo de crime.
Saber identificar o abuso e a exploração sexual infantil é o primeiro passo para que as crianças possam se proteger ou buscar ajuda. Tão importante quanto isso é enxergar a escola como um ambiente de acolhimento, onde se possa ser escutado e respeitado.
Ainda que o tema seja delicado e envolva um assunto tão difícil, o educador pode fazer a diferença na garantia da proteção dos direitos da infância e da adolescência. Para isso, ele também precisa conhecer as dimensões do fenômeno e saber como enfrentá-lo.
Público-alvo: estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental.
Disciplinas trabalhadas e conexão curricular: abordagem interdisciplinar e transversal. Este tema pode ser trabalhado nas disciplinas de língua portuguesa, geografia, ciências e artes.
Objetivo: conscientizar os estudantes da existência deste crime, apresentar mecanismos de proteção e denúncia.
Atividades
Sugerimos três atividades de 40 minutos que não precisam ser sequenciais. A ideia é que elas possam ser realizadas de acordo com as possibilidades do educador e da própria escola.
Atividade 1: organizar uma roda de conversa com os seus estudantes. Perguntar o que eles já ouviram falar sobre o assunto e explicar sobre a importância de se estar atento a si mesmo e ao próprio corpo. Há uma analogia interessante a fazer entre o corpo e a casa, comparando a violência ao corpo àquela que pode acontecer quando invadem nosso lar, quando destroem nossos objetos e machucam quem está lá dentro.
A conversa pode ser sobre:
- Diferença entre abuso e exploração sexual;
- Possíveis abusadores;
- Como saber se se está sendo vítima de abuso sexual;
- Como se prevenir;
- Quem pode ajuda;
- O que é pedofilia?
ATENÇÃO: esta atividade pode ser realizada em duas etapas. A primeira é a roda de conversa em que se pode ter uma ideia do que os estudantes conhecem. A segunda pode ser depois que eles pesquisarem informações sobre os itens propostos na conversa. Essas informações estão disponíveis na publicação Seu corpo, sua casa.
Atividade 2: apresentar a animação Isabela Todabela em sala de aula. Interrompê-la antes do final feliz e pedir para que os estudantes digam como acham que acabou. Depois de ouvir os estudantes, abrir espaço para uma conversa sobre:
- Quais são os possíveis comportamentos suspeitos de um adulto abusador?
- A quem recorrer?
- Como buscar ajuda?
- A situação da menina poderia ter sido evitada? Como?
Desdobramento possível: pedir que os estudantes anotem em seus cadernos as principais informações e que, na aula seguinte, tragam sugestões de como fariam para sensibilizar os colegas sobre este problema. Como evitar, como se proteger, etc.
Atividade 3: apresentar a Radionovela do Plenarinho contra a Exploração Sexual ou ler a revistinha. Ambas têm a mesma temática e podem ser acessadas no laboratório de informática, do computador, do celular do estudante ou no computador de casa. Se não houver acesso à internet, a revistinha pode ser impressa.
Os estudantes devem ser orientados a ler o texto e a responder os passatempos. No momento seguinte, pedir que digam o que entenderam.
Assuntos que devem aparecer na conversa:
- Diferença entre abuso e exploração sexual;
- Possíveis abusadores;
- Como saber se se está sendo vítima de abuso sexual;
- Como se prevenir;
- Quem pode ajudar;
- O que é pedofilia?
Desdobramento possível: organizar uma campanha de conscientização da comunidade escolar sobre este problema, apresentando a teia de proteção que existe no município. Quem são os entes que podem ajudar.
Avaliação: conversar com os estudantes sobre o que acharam das atividades: se as julgaram importantes; se estão mais conscientes do problema; se fariam algo diferente, caso fossem eles a organizar as atividades.
Material necessário:
Computadores ou celulares (caso a escola permita) com acesso à internet para exibição da animação, da radionovela e das publicações.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
25 Comentário(s)
Usei apenas a revistinha na aula, fiz a introdução falando dos cuidados com nosso corpo, depois entreguei as revistinhas para que lessem em duplas, os alunos alfabetizados leram para os não alfabetizados, depois conversamos sobre a historia e expliquei como identificar e o que é abuso sexual. Depois fizemos as atividades da revistinhas.
Olá, Eliane! Que interessante o trabalho que você fez. Ficamos felizes em saber como as revistinha estão sendo usadas em sala de aula. Obrigada por compartilhar!
Qual é a revista
Oi, Myrelle! No plano de aula há links para as revistinhas e demais recursos sugeridos. As revistinhas são “Seu corpo, sua casa” (https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/12/revistinha-seu-corpo-sua-casa/) e Turma do Plenarinho contra a Exploração Sexual (https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/08/turma-do-plenarinho-contra-a-exploracao-sexual/). Abraços da Turma!
bom dia, sou psicologa e gostaria de saber se voces disponibilizam o video para utilizarmos em palestras?
Bom dia, Michelle! Que bom que você se interessou por nosso material. Se você quiser apresentar o vídeo, basta entrar no portal ou no Youtube durante a sua palestra. Ficaremos muito felizes em ver o que fazemos chegar cada vez mais longe. Abraço da Turma
Gostaria de receber as revistinhas para trabalhar a temática do combate ao abuso sexual infantil.
Oi, Luciana! Para solicitar as revistinhas do Plenarinho, você deve preencher o formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform. Abraço da Turma
Gostaria de receber as revistinhas para trabalhar a temática do combate ao abuso sexual infantil.Pois,sou professora dos anos iniciais.
Olá, Luciana! Que bom que você se interessou pelo nosso material. Trabalhamos com muito carinho para tentar fazer chegar aos estudantes conteúdos que nem sempre são fáceis de serem abordados. Para solicitar nossa publicação, você só precisa preencher o formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform.
Abraço da Turma
Ola! Boa noite queria receber a revista sou da zona da mata de Pernambuco fiquei encantada.
Oi, Silvânia! Por conta da Lei das Eleições ainda não podemos enviar revistinhas. Fique ligada no nosso portal e nas redes sociais do Plenarinho que informaremos assim que o formulário de solicitação de material estiver disponível. Abraço da Turma
Bom dia! Como faço p adquirir esse material p trabalhar nas palestras crianças? Sou conselheira tutelar e busco a cada dia poder interagir e orientar mais .
Boa tarde, Mary,
Você pode solicitar as publicações do Plenarinho utilizando o formulário a seguir:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform
O conteúdo em vídeo pode ser acessado aqui ou no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=i7j4xVTuxtE
Já a radionovela está disponível aqui no portal.
Abraços da Turma.
Gostaria de receber as revistas como faço cadastro.
Olá, Marlene,
Nosso público preferencial pra envio de publicações são instituições de ensino, escolas legislativas, serviços de assistência social e conselhos tutelares. Se você está pedindo por seus filhos ou sobrinhos, que tal apresentar o Plenarinho à escola deles? Assim, os professores conhecerão nosso conteúdo e a revistinha chegará até vocês!
Abraços da Turma!
Não consegui concluir o cadastro para solicitar as revistinhas, podem me ajudar? trabalho na assistencia social de minha cidade. Obrigada.
Oi, Erica! Você conseguiu, sim. Sua solicitação foi registrada em 07/06, às 10h54. Abraços da Turma!
Olá! Preenchi o formulario, como sei que fui aceita?
Oi, Letícia! Conferimos aqui os nossos registros e o seu pedido está confirmado! Abraços da Turma!
Boa noite,!
Sou professora formada em História e Pedagogia, no momento estou como professora eventual, gostaria de receber as revistinhas para trabalhar os temas em minhas aulas assim que possível.
Oi, Ana Paula! As publicações devem ser solicitadas pelo formulário a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkk3JYyRWVDjClRok_JF5qQfRS8Hw3d3RRkp_fZVIpM9eTew/viewform. Abraços da Turma!
Somos do CMDCA de Gandu Bahia, queremos todas as revistinhas para usarmos nas atividades escolares durante o período da campanha.
Zilda Monteiro da Costa Presidente do CMDCA
Boa tarde, Zilda! Agradecemos o interesse por nossas publicações. Infelizmente, devido à pandemia, as atividades presenciais da nossa equipe foram suspensas – incluindo aí a expedição de publicações. Assim, não estamos distribuindo revistinhas. Para minimizar essa ausência, estamos disponibilizando boa parte dos nosso títulos em pdf para download e impressão caseira. Acesse aqui o link: https://plenarinho.leg.br/index.php/2020/07/revistinhas-plenarinho-e-pandemia/. Abraço da turma!
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