26 de junho – Dia Nacional pela Educação sem Violência

26 de junho é o Dia Nacional pela Educação sem Violência. Nesse mesmo dia, em 2014, foi sancionada a Lei nº 13.010, conhecida como Lei Menino Bernardo. 

Também conhecida como “Lei da Palmada”, a Lei nº 13.010/2014 proíbe castigos que envolvam qualquer tipo de agressão física ou tratamentos violentos na educação de crianças e adolescentes. O nome foi adotado enquanto ela ainda era projeto de lei, em homenagem ao menino Bernardo Uglione Boldrini.

Mas você sabe quem foi Bernardo e por que a Lei leva seu nome? Bernardo tinha 11 anos quando foi assassinado. O caso aconteceu no interior do Rio Grande do Sul, em 2014. Os acusados foram o pai, a madrasta, sua amiga e o irmão da amiga.

Bernardo vivia com o pai e a madrasta, porém, a relação deles não era boa. Ele chegou a ir sozinho ao fórum de Três Passos e ao Ministério Público para pedir um novo lar para morar, mas não foi levado a sério. As brigas aconteciam frequentemente em sua casa, e algumas delas chegaram a ser gravadas no celular do pai. Esses vídeos, por sinal, foram utilizados como prova criminais. Mesmo com os acusados presos desde 2014, o julgamento só aconteceu em março de 2019. O pai de Bernardo foi condenado a 33 anos de prisão, a madrasta a 34 anos, a amiga a 22 anos e seu irmão, condenado a 9 anos.

Esta Lei é muito importante pois garante que não haja impunidade para pais ou responsáveis que tenham a mesma atitude que o pai de Bernardo. É fundamental para a proteção das nossas crianças e adolescentes.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Sedicla Izabel behenck postado 22/06/2019 20:30

    Gostaria de saber como conseguir as revistas plenaringo e Câmara mirim para meu neto e seus coleguinhas

    • by Turma do Plenarinho postado 24/06/2019 13:47

      Bom dia, Sedicla!

      Nosso público preferencial pra envio de publicações são instituições de ensino, escolas legislativas, serviços de assistência social e conselhos tutelares. Que tal apresentar o Plenarinho à escola do seu neto? Assim, os professores conhecerão nosso conteúdo e as revistinhas chegarão até ele e seus coleguinhas!

      Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos