Adquirindo saberes através de projetos de aprendizagem


Nome: Rainara Morais de Lima
Cidade: Boa vista
Tema: Educação / Cultura| Meio ambiente| Esporte
Conteúdo: A lei requer que cada escola deve ter recursos (o dinheiro pode ir para a conta da Associação de Pais e Mestres) financeiros para trabalhar projetos de aprendizagem (temas envolvidos como meio ambiente, leitura e interpretação, matemática, trânsito, feira de ciências e esportes) que já viraram rotina nas escolas. Esse capital servirá para a compra de materiais pedagógicos para o trabalho dos professores e alunos nas escolas.
A própria Secretaria de Educação deve fiscalizar a compra, uso e prestação de contas desse material.
As escolas devem estar com a Associação de Pais e Mestres em dias para que a verba esteja disponível para a compra destes materiais.
Os recursos virão dos impostos Estadual e Federal pagos pela população. Os materiais serão comprados pelas Associações de Pais e Mestres.
Os materiais serão utilizados para esse fim, mas não impede de serem usados no dia a dia com outros conteúdos curriculares.
Justificativa: As escolas estão sendo obrigadas a trabalharem projetos de aprendizagem sem nenhum recurso material. Os professores, para dar aulas e fazer com que seus alunos aprendam de uma forma dinâmica, compram materiais pedagógicos com o pouco dinheiro que recebem para trabalhar esses projetos. As secretarias não fornecem esses materiais e as escolas ficam trabalhando somente com alunos, professores, quadro e se tiver, o livro didático. Então, para que esse problema seja amenizado e os alunos possam aprender de forma significativa, deve-se ter essa lei que as escolas tenham esse recurso destinado às compra desses materiais. Assim a educação melhora e aumentam os índices de aprendizagem dos alunos.