Análise genética da população Afrodescendente no Brasil


Nome: Cecília Caroline Cassimiro Mitre
Cidade: Cláudio
Tema: Educação / Cultura| Direitos da Mulher
Conteúdo: Os estados brasileiros ficam obrigados a oferecer gratuitamente a realização de análises genéticas na população afrodescendente afim de resgatarem as origens de sua ancestralidade.
Ficarão responsáveis pelo cumprimento e fiscalização da referida lei as Secretarias de Direitos Humanos juntamente com as defensorias públicas dos estados brasileiros, entre outros órgãos que posteriormente se fizerem necessários, todos eles, amparados pelo governo brasileiro.
Em um primeiro momento, por meio informatizado serão inscritos em um banco de dados, em seus devidos municípios, cada cidadão que deseja participar do projeto. Pontos de coleta de amostras de DNA, serão instaladas em cada um desses municípios mensalmente em acordo com a demanda e os profissionais responsáveis farão o cadastramento e devido etiquetamento do material coletado para evitar erros no processo. O material será enviado ao centro genético responsável pela a análise e os resultados serão entregues às pessoas que fizerem os testes por meio de cartas registradas e também por meio de acesso ao banco de dados, mediante nome de usuário e senha sigilosa. Aos estados que no âmbito do seu território não cumprirem a lei, serão penalizados por meio do aumento da dívida fiscal e posterior exoneração do cargo de seus governantes por improbidade administrativa.
Os recursos financeiros necessários para que se cumpra a lei serão acrescidos mediante redução de gastos desnecessários existentes por todo o território brasileiro e direcionados para a política de ações afirmativas. Nenhum outro campo como saúde, educação sofrerão impactos negativos mediante a aplicação dessa lei.
Justificativa: A cultura africana exerceu grande influência na formação da identidade brasileira. O continente africano com suas inúmeras riquezas, belezas, religiões, culinária enfim, diversidades, trouxe uma gama de contribuições para esse país plural que é o Brasil hoje. Contudo, a população afrodescendente, permanece esquecida, desgarrada de suas origens. Com o crescimento da consciência negra, a reflexão sobre as relações entre os grupos de identidade do nosso país e do continente africano se faz necessária. Descobrir a ancestralidade, a qual tribo pertenciam, de qual país do continente africano vieram os afrodescendentes brasileiros, se faz importante para que assim se sintam pertencentes a algo muito mais significativo do que lembranças de um passado de exploração, desigualdades, discriminação devido a cor da pele, exclusão social e resgatem a sua verdadeira história .