Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Nome: Bianca França Oliveira
Cidade: Presidente Médici
Tema: Proteção à infância
Conteúdo: O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Cabe aos estados e municípios elaborar, promover e divulgar campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Art. 2º Essa campanha deverá ser por meio de cartazes, folders e vídeos e deverá ser veiculada nos meios de comunicação durante todo o ano.
Art. 3º As escolas deverão utilizar o material da campanha para trabalhar com os alunos em sala de aula como forma de esclarecimento e prevenção, além de incentivar a denúncia do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Art.4º Além do trabalho de prevenção e incentivo à denúncia, no dia nacional de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes deverá também acontecer na escola a mobilização contra esse tipo de violência.
Justificativa: Todos nós sabemos que há lei que pune os agressores e exploradores sexuais de crianças e adolescentes. No entanto, muitas vítimas não tem coragem de denunciá-los. Essa campanha visa fortalecer o grito por socorro de muitas vozes que sofrem caladas. O número de denúncias de violência sexual infantil é muito grande. Sem contar os casos não denunciados. Se todos os estados e cidades fizerem uma campanha forte, mobilizando a sociedade, não somente perto do dia nacional do combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, mas durante todo o ano, sem dar trégua para os malfeitores, muitas crianças e adolescentes serão protegidos. Um dia só não basta para que todos se mobilizem e manifestem contra este tipo de violência. A escola pode ajudar muito nessa tarefa. Além de trabalhar com os alunos, deve trabalhar também com os pais e responsáveis, informando-os e sensibilizando-os de forma que observem e identifiquem crianças e adolescentes que precisam de ajuda, pois o abuso dessas vítimas pode estar bem perto de nós. Portanto, criar uma lei que obriga os estados e municípios a desenvolverem uma campanha contra essa violência, que orienta e conscientiza a sociedade, o efeito será bem melhor.