Concurso de desenho e redação sobre José Bonifácio

Dia 7 de setembro é o Dia da Independência do Brasil. Em 1822, nesta data, Dom Pedro proclamou: “É tempo: independência ou morte! Estamos separados de Portugal!”. Em 2022, este momento tão importante de nossa história completará 200 anos. Como forma de celebração, a Câmara dos Deputados resolveu antecipar os festejos e, desde 2017, homenageia um personagem importante do processo de independência.

Em 2019, é a vez de José Bonifácio de Andrada e Silva. Isto porque, há duzentos anos, na segunda metade do ano de 1819, José Bonifácio desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, então sede do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves, após uma ausência de quase quatro décadas. Sua intenção, ao chegar ao Brasil, era desfrutar da aposentadoria ao lado de sua família. Mas logo envolveu-se com a vida política do País, tornando-se um dos principais articuladores da nossa Independência.

Foi ele que, enquanto Dom Pedro viajava a São Paulo, reuniu-se com a princesa Leopoldina e com o Conselho de Estado para, em 2 de setembro de 1822, deliberar pela Independência do Brasil. É isso mesmo – o decreto de Independência foi assinado 5 dias antes da data oficial, que é comemorada no 7 de setembro!

Para incentivar a pesquisa escolar em torno dessa personagem de nossa história, a Câmara lançou um concurso de desenhos para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e um de redação para o Ensino Médio.

Concurso de desenho

O tema do desenho é “José Bonifácio: um homem da política e das ciências”. Os desenhos devem ser enviados pelos Correios do dia 27 de maio ao dia 12 de julho. Junto à obra, devem ser anexadas uma ficha de inscrição e uma autorização de divulgação, em formulários próprios, disponíveis no hotsite do concurso. Podem participar estudantes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Confira o edital com todas as explicações.

O endereço para envio dos desenhos é:

Câmara dos Deputados – Plenarinho
Anexo I, sala 1609, Brasília-DF, CEP: 70160-900

O Plenarinho preparou um post especial sobre o tema do concurso. Confira!

Concurso de redação

Com o mesmo tema, “José Bonifácio: um homem da política e das ciências”, o concurso de redação destina-se a estudantes do ensino médio. Os textos devem ser enviados como anexo para o endereço eletrônico concursojosebonifacio@camara.leg.br. Quem preferir pode enviá-los pelos Correios para o endereço:

Câmara dos Deputados – Plenarinho
Anexo I, sala 1609, Brasília-DF, CEP: 70160-900

O prazo final para envio das redações é dia 12 de julho. Confira o edital com todas as explicações.

O Plenarinho preparou um post especial sobre o tema do concurso. Confira!

Resultado

O resultado do Concurso será divulgado no dia 05 de agosto. A solenidade de premiação acontecerá no dia 19 de agosto.

Premiação

Os primeiros colocados em ambos os concursos o concurso receberão:

1) passagem aérea de ida e volta com destino a Brasília/DF, hospedagem e alimentação incluídas, para o vencedor e seu responsável, para participar da cerimônia e demais atividades de premiação (caso resida fora do Distrito Federal).
2) diploma de classificação e de participação;
3) um kit de obras produzidas pela Edições Câmara destinado à escola dos vencedores.

Para o segundo e terceiro colocados de cada modalidade, os prêmios serão os seguintes:

1) diploma de classificação e de participação, enviado pelos Correios;
2) um kit de obras produzidas pela Edições Câmara destinado à escola dos vencedores.

Informações adicionais pelo telefone: 0800-619619, ou pelo endereço eletrônico: concursojosebonifacio@camara.leg.br.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos