Desenvolvimento do pensamento


Nome: Ana Clara Eugênio Ferreira
Cidade: Belo Horizonte
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Todas as escolas deverão ter uma aula, no mínimo uma vez por semana, para despertar a criatividade dos alunos. Nessas aulas os professores, devem ajudar os estudantes a criar um pensamento próprio e explorar os tipos de inteligências, usando músicas, desenho, dança e textos.
A nova disciplina será incluída no currículo escolar e o Ministério da Educação ficará encarregado de preparar os profissionais para ministrá-la.
Os recursos necessários, como cursos preparatórios para os professores, e materiais para serem utilizados nas escolas, como instrumentos musicais, laboratórios e materiais de arte, serão adquiridos ou por doações dos pais ou pelo dinheiro dos impostos direcionados para as escolas.
Justificativa: Muitas vezes o sistema educacional acaba por desvalorizar a criatividade das crianças, acabando extinguindo-a. As escolas sem perceber acabam por colocar nas cabeças dos estudantes que só existe uma resposta certa e também, acabando com a criatividade dos alunos tornando-os robôs. Isso prejudica o pensamento dos alunos e assim os mesmos não conseguem decidir o que vão querer estudar e se formar, afinal nunca tiveram a oportunidade de pensar sozinhos e ainda terem na mente que uma resposta está correta para tudo na vida. Com essas aulas os alunos aprenderão desde pequenos a explorar aquilo que realmente quer, aumentando sua criatividade e ajudando a se encontrar melhor, para que quando chegar a hora de definir sua profissão, não terem tanta dúvida no que ele realmente quer estudar e ser.