Educação e Trabalho


Nome: Leandro de Souza Goulart
Cidade: São Joaquim
Tema: Educação / Cultura| Trabalho e emprego
Conteúdo: Sociologicamente as pessoas são diferentes umas das outras, especialmente num país de extensão continental e com tantas diversidades, por isso a necessidade dos adolescentes pertencentes a famílias de baixa renda terem que trabalhar para ajudar no sustento da família. Diante disso se faz necessário que haja, por parte do poder público, ajuda financeira através de bolsa, com ou sem convênios com entidades privadas, haja vista que os estudantes necessitam e precisam trabalhar. Mas de que forma e que condições se os mesmos frequentam ou venham a frequentar o Ensino Médio Integral? Este é o meu questionamento, pois felizmente não faço parte desse grupo, mas me preocupo com muitos colegas e amigos que cursam ou vão cursar o Ensino Médio.
A fiscalização, monitoramento, controles, etc. deverá ser prestada pela Escola responsável pela matrícula do aluno, acompanhando-o em relação a comparecimento, aprendizado e atingimento dos objetivos propostos previamente pelo Curso, juntamente em parceria com a área social do município que geralmente dispõe de cadastros desse público.
O beneficiário poderá ou deverá prestar serviço à comunidade, podendo ser na própria Escola, para fazer jus ao auxílio recebido. Devendo atingir notas mínimas, também previamente estabelecidas, para ter direito ao benefício, bem como seguir e cumprir as regras pre determinadas, tais como assiduidade, desempenho, etc.
Os recursos financeiros - A ajuda financeira, exemplo: 1/4 do salário mínimo a alunos realmente carentes que comprovem essa necessidade; - Através de repasse do MEC, Estados ou Municípios, podendo haver a possibilidade de convênios com entidades não governamentais..
Creio que não haja necessidade de mais artigos. Espero que meu pleito seja escolhido pois é de fundamental importância para meninos e meninas que sonham com um futuro melhor e que muitas vezes se obrigam a "abandonar" a Escola.
Justificativa: Para minorar o problema social envolvendo adolescentes e jovens carentes que cursem ou venham cursar o Ensino Médio Integral, faz-se necessário que os mesmos recebam ajuda financeira durante o período letivo, no valor de 1/4, ou valor que essa Entidade achar justa, do salário do mínimo vigente à época. Haja vista que temos milhares de famílias carentes no território nacional. Somente terão direito estudantes de famílias de baixa renda que comprovem insuficiência de recursos para arcar com as despesas necessárias à sua subsistência e de seus membros. Se tal ajuda não existir vejo, infelizmente, a possibilidade de abandono e evasão escolar.