Inscreva seu projeto no Câmara Mirim 2019!

Já teve alguma ideia que pudesse resolver problemas do País e melhorar a vida das pessoas? Já pensou em viajar até Brasília e discutir sua proposta, como um deputado federalSe você respondeu “sim” a essas perguntas, chegou a hora de transformar esse pensamento em realidade. Envie uma proposta de lei para o Câmara Mirim 2019 e aguarde, enquanto uma equipe de consultores avalia e seleciona as três melhores propostas. Caso a sua esteja entre elas, você virá a Brasília-DF, com tudo pago, para defender seu projeto de lei na Câmara dos Deputados.

O que é?

O Câmara Mirim é um programa educativo em que estudantes do ensino fundamental vivem a experiência de serem parlamentares, elaborando, debatendo e votando projetos de lei na Câmara dos Deputados.

Quem pode participar?

As inscrições são abertas a estudantes regularmente matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.

Como participar?

Inscreva seu projeto de lei até o dia 30 de junho de 2019. Acesse o link de inscrição online e fique atento ao prazo final. Todos os detalhes estão no Regulamento do Câmara Mirim.

Se você optar por se inscrever via Correios, o prazo final é 14 de junho. Acesse o formulário para imprimi-lo. O endereço para envio é

Plenarinho – Câmara Mirim
Palácio do Congresso NacionalCâmara dos Deputados
Ed. Anexo I, 16º andar, sala 1609
Praça dos Três Poderes
Brasília – DF – CEP: 70160-900

“Mas eu nunca fiz um projeto de lei!”

Quer participar, mas não sabe por onde começar? A Tininha mostra a você como proceder!

Quando acontece o Câmara Mirim 2019?

Nos dias 24 e 25 de outubro, cerca de 250 alunos virão à Câmara dos Deputados, em Brasília, para conhecer, na prática, partes fundamentais da atividade parlamentar: o debate respeitoso de ideias e a votação dos três projetos de lei selecionados . No primeiro dia, os estudantes se reúnem em plenários de comissão para analisar sugestões de melhorias feitas ao texto original. No segundo dia, o resultado das discussões será votado no Plenário da Câmara.

Ah! E sua proposta pode virar lei de verdade! Várias ideias do Câmara Mirim inspiraram os deputados e estão sendo debatidas pelas Comissões da Casa.

Não perca tempo! Seja você também um Deputado Mirim!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

12 Comentário(s)

  • by Sara Pessoa postado 27/03/2019 22:55

    Eu quero saber como faço para receber os livros

    • by Turma do Plenarinho postado 28/03/2019 14:43

      Olá, Sara,

      O Plenarinho não tem livrinhos, mas revistinhas! Nosso público preferencial pra envio de publicações são instituições de ensino, escolas legislativas, serviços de assistência social e conselhos tutelares. Se você está pedindo por seus filhos ou sobrinhos, que tal apresentar o Plenarinho à escola deles? Assim, os professores conhecerão nosso conteúdo e a revistinha chegará até vocês!

      Abraços da Turma!

  • by Solange Kelly Souza postado 28/03/2019 14:49

    Bom dia
    Sou voluntária na creche Clarice Lispector “Colégio Marilene” em Diadema.

    Gostaria de apresentar as revistinhas para as crianças e conhecer os projetos.
    Rua Amador Bueno 106 Jardim Marilene Diadema SP CEP 09960-420.

    Gostaria de orientação para falar sobre leis e criação de leis com minha filha Cristal e com as demais crianças da escola.

    Desde já agradeço.

  • by Lilian Vieira Chiabi postado 04/05/2019 13:59

    Bom dia! Estou participando do projeto Missão Pedagógica no Parlamento pela rede Municipal onde atuo como Professora das séries iniciais. Trabalho no Estado como Auxiliar de Secretaria. Alguns alunos querem participar do Projeto de Lei, tem de ter o nome de algum professor de alguma disciplina? Ou posso auxiliar sem citar meu nome?
    Abraços,
    Lílian Chiabi

    • by Turma do Plenarinho postado 06/05/2019 13:01

      Pode auxiliar sem citar o seu nome, Lílian. Fica a critério do aluno vencedor indicar ou não um professor para vir a Brasília com ele. Abraços da Turma.

  • by Victor kauê damas borges postado 21/05/2019 16:07

    Como faço para participar da ida a Brasília???

    • by Turma do Plenarinho postado 21/05/2019 16:15

      Oi, Victor, você pode inscrever seu projeto de lei até 30/06. Se ele estiver entre os três melhores, você virá a Brasília com tudo pago, acompanhado de um responsável, para defender sua ideia como deputado mirim. A outra forma de participar é sendo aluno de um dos 10 educadores que virão ao Câmara Mirim trazendo suas turmas. Essa modalidade de participação já não está mais disponível neste ano.

      Abraços da Turma!

  • by Joze Quintana Branco postado 10/06/2019 22:38

    Caso nossa escola seja selecionada como será feito o deslocamento dos estudantes até Brasília?

    • by Turma do Plenarinho postado 11/06/2019 11:56

      Bom dia, Joze!

      Estamos na etapa de seleção de estudantes para participar do Câmara Mirim, que consiste na elaboração e no envio de projetos de lei por parte dos alunos. Os autores das três melhores propostas vêm a Brasília para defender suas ideias como deputados mirins. A Câmara dos Deputados providencia e custeia o deslocamento, a hospedagem e a alimentação desses três selecionados, mais um responsável e, se indicado, um professor.

      Quanto à participação de escolas, ela se dá por meio da seleção dos educadores, que participam de um concurso de redações. Nesse caso, todas as providências e custos relativos à viagem ficam a cargo da escola/educador/responsáveis.

      Não é mais possível participar da seleção de educadores para esta edição, mas fique de olho: no final deste ano, lançaremos a seleção de educadores para o Câmara Mirim 2020.

      Abraços da Turma!

  • by Tainara postado 11/06/2019 23:32

    Muito interessante, quero participar muito.

    • by Turma do Plenarinho postado 12/06/2019 14:21

      Participe mesmo, Tainara! Estamos esperando o seu projeto de lei! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos