Institui a Semana Nacional de Educação Política.


Nome: Bernardo Silva Mota Gonçalves Marinho
Cidade: Maria da Fé
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Fica instituída a Semana Nacional de Educação Política a ser realizada em todas as escolas públicas e privadas do País, nos anos pares, dentro dos três meses que antecedem as eleições no Brasil. A Semana Nacional de Educação Política deverá contribuir com a função da escola na formação de cidadãos reflexivos, críticos, autônomos e conscientes da realidade em que vivem, estimulando os estudantes para o debate sobre a importância da política e do voto consciente, aprofundando o conhecimento sobre a verdadeira função dos políticos brasileiros. Serão envolvidos nas atividades os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Caberá ao diretor de cada instituição de ensino definir a melhor data para o evento, sem comprometer o calendário oficial da Secretaria Regional de Educação, podendo, ainda, aproveitar o contra turno.
Durante a Semana Nacional de Educação Política a escola deverá promover atividades como exposições, palestras, debates, rodas de conversa e campanhas para o envolvimento do maior número de estudantes. A escola deverá visar em suas atividades a conscientização política e o entendimento do sistema eleitoral brasileiro, promovendo o exercício da democracia. Cada escola deverá utilizar seus meios de comunicação mais viáveis em tornar público, com antecedência de 20 dias, o cronograma das atividades que serão realizadas.
A escola poderá contar com a colaboração da comunidade onde está inserida, mundo acadêmico, autoridades locais, políticos e servidores públicos das três esferas de Poder, ou qualquer pessoa que deseje, gratuitamente, contribuir com as atividades. Poderá, também, formalizar convênios e/ou parcerias com órgãos públicos para facilitar a realização do evento.
Justificativa: As eleições no Brasil exigem maior entendimento dos jovens que nessa fase iniciam sua vida participativa como cidadãos, uma vez que estão mais próximos ou passam a ter direito ao voto. Como a grade curricular não oferece uma disciplina específica de educação política nas escolas, entendo ser importante trabalhar nesse período com a conscientização do tema, mostrando como funciona os sistemas político e eleitoral no nosso País, levando o jovem a analisar todas as propostas dos candidatos. Meu avô foi vereador e presidente da Câmara Municipal da minha cidade. Desde cedo eu gosto e participo de atividades que envolvem política no Colégio onde eu estudo, mas sei que nem todos os estudantes têm esse acesso. Na Câmara Municipal eu também participo de projetos oferecidos pela Escola do Legislativo e no ano passado fui campeão municipal da Gincana do Saber, para a qual eu estudei a Constituição em Miúdos e concorri com estudantes de outras escolas da minha cidade. Como todos os projetos que participo são bons para o meus crescimento enquanto cidadão brasileiro eu desejo que todos os estudantes do Brasil tenham a mesma chance que eu.