Obrigatoriedade das escolas públicas do Brasil a contarem com um enfermeiro e um Psicólogo em suas dependências


Nome: Rayanne Ribeiro Bueno
Cidade: Rio das Ostras
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Conceder a cada unidade escolar um enfermeiro e um Psicólogo para que sejam prestados serviços de primeiros socorros e principalmente para cuidarem da saúde mental dos alunos que passam por abusos domésticos, sofrem racismo, maus tratos na família, bullying e que possamos fazer chegar nas autoridades municipais através de uma ação conjunta entre o Conselho Escolar , direção da escola, pais, alunos para fazer cumprir.
A direção da escola, juntamente com sua equipe pedagógica e o Conselho Escolar farão todas as ações acontecerem através de reuniões periódicas , além de apoiar os alunos , solicitando ao prefeito suas petições, assim como estabelecer parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município.
Ação conjunta entre alunos, professores, direção e Conselho Escolar na formulação de um documento contendo a proposta e posteriormente encaminhar ao prefeito e a Câmara dos Vereadores para sugerir que seja estabelecido um projeto de lei no município.
Estabelecer parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para desenvolverem formações com os professores e palestras com os alunos com o tema Educação emocional. Solicitar também material para divulgar e conscientizar alunos e comunidade sobre o tema proposto.
Justificativa: É necessário nas escolas a presença de um profissional de saúde e um psicólogo, para que os alunos possam ter atendimento de primeiros socorros, e ,principalmente, que tivéssemos um Psicólogo, pois muitos alunos passam por problemas emocionais que, se não forem tratados, poderão ser crônicos na vida de um pessoa, a sabaer: maus tratos na família, abandono, bulling, abusos, homofobia, racismo, entre outros.