programa de conscientização de reciclagem do lixo.


Nome: Matheus Feliciano de Azevedo
Cidade: Blumenau
Tema: Educação / Cultura| Meio ambiente
Conteúdo: Fica obrigado ao Governo Federal a investir em orientação aos cidadãos, nas escolas e na sociedade em geral, sobre a reciclagem do lixo.
. O Ministério do Meio Ambiente, as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e as Secretarias Municipais do Meio Ambiente ficarão responsáveis para a fiscalização e por fazerem cumprirem essa regra.
Para que a regra seja cumprida, é necessário que o Governo Federal tenha consciência sobre a situação do meio ambiente no Brasil hoje em dia, para aí sim incentivar a sociedade sobre a reciclagem do lixo.
É necessário que no programa o Governo Federal obtenha informações, dados e pesquisas sobre o meio ambiente para causar um grande impacto na sociedade, para que as pessoas reflitam e se conscientizem sobre a reciclagem do lixo. Parágrafo único: Ficará livre para as instituições privadas do meio ambiente incentivarem junto com o Governo Federal no programa para conscientizar a sociedade sobre a reciclagem do lixo.
Esta lei entra em vigor na data de sua publicação
Justificativa: O presente projeto de lei pretende fazer com que a sociedade se conscientize sobre a reciclagem do lixo, que atualmente há muitas pessoas que não reciclam o lixo. Com o programa que incentive a sociedade a reciclar o lixo teríamos vários benefícios. Além de preservar o meio ambiente, também com a reciclagem do lixo gera riquezas, os materiais mais reciclados são os vidros, os alumínios, os papéis e os plásticos. Essa reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Há muitas indústrias que estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa alternativa nos centros urbanos do Brasil. Foi realizado um estudo pelo Cálculos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) que traz outro benefício da reciclagem do lixo para a economia do nosso país. Esse estudo, aponta que nos últimos cincos anos foram enviados para lixões 45 milhões de toneladas de materiais recicláveis, que poderiam movimentar mais de R$ 3 bilhões por ano. Por isso, que caso fosse criado um programa de conscientização da reciclagem do lixo muitas pessoas iriam começar a reciclar o lixo e assim teríamos vários benefícios, principalmente na economia.