Programa de controle da obesidade infantil nas escolas


Nome: Enzo França Oliveira
Cidade: Presidente Médici
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: O Congresso Nacional decreta: Art 1º Esta lei tem por objetivo realizar um programa de acompanhamento e controle de índices de obesidade dos alunos das escolas públicas brasileiras: I - No início do ano letivo deve ser feito uma ficha diagnóstica para registrar informações como: tamanho, altura, peso, uso de remédios, histórico familiar. II - A ficha diagnóstica deverá ser realizada pelos professores de Educação Física e/ou de Ciências; III - As informações de cada aluno deverão ser coletadas bimestralmente para comparação e acompanhamento e devem fazer parte de um banco de dados; IV - As informações coletadas servirão para o professor de Educação Física determinar o tipo de exercício que o aluno que já está obeso poderá fazer.
Art.2º Os governos estaduais e municipais deverão contratar nutricionistas para atuar em postos de saúde para acompanhamento dos alunos obesos ou que se encontram em risco de obesidade; I - Os pais ou responsáveis dos alunos identificados com sobrepeso serão informados e orientados pela escola a procurar o nutricionista.
Art. 3º As escolas deverão fazer parcerias com profissionais da saúde para realizar palestras para os pais e alunos sobre obesidade e suas implicações na saúde e incentivar a atividade física.
Art. 4º O Ministério da Saúde responsabiliza-se em elaborar uma lista obrigatória de alimentos permitidos e proibidos para escolas públicas de ensino fundamental e médio: I - Frutas, verduras e legumes deverão ser incluídos no cardápio da merenda escolar; II - Alimentos não saudáveis devem ser excluídos dos cardápios da merenda escolar gratuita, bem como, das cantinas escolares.
Art. 5º Essa lei entra e vigor na data de sua publicação.
Justificativa: A obesidade é um problema em qualquer idade. Mas a obesidade infantil deve ser tratada com prioridade, pois pesquisei e vi que o número de crianças obesas cresceu muito nos últimos anos e muitas doenças podem surgir, como consequência da obesidade. As principais causas desse problema é a má alimentação e a falta de atividade física. As brincadeiras de hoje são diferentes das brincadeiras de antigamente. As crianças não se movimentam tanto. O sedentarismo está tomando conta por causa do celular, dos jogos eletrônicos e da TV. Às vezes, ficam jogando no celular e comendo salgadinho e outras guloseimas, não saudáveis. E o sedentarismo além de fazer mal para o corpo, também faz mal para a mente e compromete o desempenho escolar das crianças. A escola pode ter um papel muito importante para combater este mal, pois pode influenciar no comportamento alimentar e físico das crianças. A atividade física além de melhorar o condicionamento físico, melhora a atividade mental. Então, a escola tem que orientar e oferecer alimentação saudável. E acompanhar, principalmente, aqueles que já estão com sobrepeso. Também acho importante a escola trabalhar o respeito e a solidariedade para que as crianças que se encontram acima do peso não sofram bullying e convivam num ambiente acolhedor de harmonia e amizade.