Combatendo o Bullying nas Escolas


Nome: Mírya Alexandrina Silva Facuri
Cidade: Viana
Tema: Educação / Cultura| Proteção à infância| Direitos da Mulher
Conteúdo: A lei '' combate ao bullying nas escolas '' trata-se de uma nova lei que complementa a lei já existente. Propondo além das punições e responsabilidades já estabelecidas o desenvolvimento de campanhas ou palestras anuais em todas às escolas do Brasil, para que possam conscientizar os alunos a acabar com esse problema, pois é algo que traz malefícios a toda a sociedade. Ela destina-se principalmente aos estudantes e à sociedade em geral pois essa prática acaba refletindo na mesma. O governo federal será responsável por cumpri-la.
Será de responsabilidade do governo federal juntamente com os órgãos competentes assegurar o cumprimento da medida pelas escolas,além de fazer com que ela se torne real.
A fiscalização é uma das principais formas para que ela seja cumprida , além do incentivo a todos envolvidos no projeto para que possam realmente estarem interessando em contribuir para a sociedade na educação de crianças e jovens.
Será necessário recursos financeiros para treinamento dos profissionais que atuarão no processo de execução do projeto como professores, psicólogos , assistentes sociais etc.
Vale ressaltar que além de campanhas e palestras, outra forma de mudar essa situação é através da mídia com campanhas publicitárias que falem sobre o assunto de forma clara e compreensiva.
Justificativa: A questão do combate ao Bullying é muito importante, pois é algo que acontece muito nas escolas não só no Brasil, mas no mundo todo e as consequências disso são muito grandes , desde o rendimento escolar dos estudantes, depressão, deficit de atenção e marcas que podem ser para toda a vida, além de outras que são mais graves ainda. Portanto é necessária a devida preocupação em reverter essa realidade por meio de projetos e campanhas nas escolas, para que possamos construir uma sociedade melhor. Como dizia Nelson Mandela '' A educação é a melhor arma(forma) que você pode usar para mudar o mundo'' . Somente assim educando as nossas crianças e adolescentes a preservar valores e respeitar ao próximo poderemos viver em uma sociedade transformadora.