Concurso de desenho e redação sobre José Bonifácio

Dia 7 de setembro é o Dia da Independência do Brasil. Em 1822, nesta data, Dom Pedro proclamou: “É tempo: independência ou morte! Estamos separados de Portugal!”. Em 2022, este momento tão importante de nossa história completará 200 anos. Como forma de celebração, a Câmara dos Deputados resolveu antecipar os festejos e, desde 2017, homenageia um personagem importante do processo de independência.

Em 2019, é a vez de José Bonifácio de Andrada e Silva. Isto porque, há duzentos anos, na segunda metade do ano de 1819, José Bonifácio desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, então sede do Reino Unido de Portugal Brasil e Algarves, após uma ausência de quase quatro décadas. Sua intenção, ao chegar ao Brasil, era desfrutar da aposentadoria ao lado de sua família. Mas logo envolveu-se com a vida política do País, tornando-se um dos principais articuladores da nossa Independência.

Foi ele que, enquanto Dom Pedro viajava a São Paulo, reuniu-se com a princesa Leopoldina e com o Conselho de Estado para, em 2 de setembro de 1822, deliberar pela Independência do Brasil. É isso mesmo – o decreto de Independência foi assinado 5 dias antes da data oficial, que é comemorada no 7 de setembro!

Para incentivar a pesquisa escolar em torno dessa personagem de nossa história, a Câmara lançou um concurso de desenhos para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e um de redação para o Ensino Médio.

Concurso de desenho

O tema do desenho é “José Bonifácio: um homem da política e das ciências”. O prazo para envio dos desenhos foi adiado para o dia 30 de agosto. Junto à obra, não esquecer de anexar uma ficha de inscrição e uma autorização de divulgação, em formulários próprios, disponíveis no edital do concurso. Podem participar estudantes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Confira o edital com todas as explicações.

O endereço para envio dos desenhos é:

Câmara dos Deputados – Plenarinho
Anexo I, sala 1609, Brasília-DF, CEP: 70160-900

O Plenarinho preparou um post especial sobre o tema do concurso. Confira!

Concurso de redação

Com o mesmo tema, “José Bonifácio: um homem da política e das ciências”, o concurso de redação destina-se a estudantes do ensino médio. Os textos devem ser enviados como anexo para o endereço eletrônico concursojosebonifacio@camara.leg.br. Quem preferir pode enviá-los pelos Correios para o endereço:

Câmara dos Deputados – Plenarinho
Anexo I, sala 1609, Brasília-DF, CEP: 70160-900

O prazo final para envio das redações é dia 12 de julho. Confira o edital com todas as explicações.

O Plenarinho preparou um post especial sobre o tema do concurso. Confira!

Resultado

O resultado do Concurso e a premiação também foram adiados. O resultado será divulgado no dia 16 de setembro. A solenidade de premiação acontecerá no dia 25 de outubro.

Premiação

Os primeiros colocados em ambos os concursos o concurso receberão:

1) passagem aérea de ida e volta com destino a Brasília/DF, hospedagem e alimentação incluídas, para o vencedor e seu responsável, para participar da cerimônia e demais atividades de premiação (caso resida fora do Distrito Federal).
2) diploma de classificação e de participação;
3) um kit de obras produzidas pela Edições Câmara destinado à escola dos vencedores.

Para o segundo e terceiro colocados de cada modalidade, os prêmios serão os seguintes:

1) diploma de classificação e de participação, enviado pelos Correios;
2) um kit de obras produzidas pela Edições Câmara destinado à escola dos vencedores.

Informações adicionais pelo telefone: 0800-619619, ou pelo endereço eletrônico: concursojosebonifacio@camara.leg.br.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

10 Comentário(s)

  • by Helena Chagas de Araújo Mateus postado 03/07/2019 19:51

    Sou apaixonada pela história brasileira, desde a colônia até a criação da nossa república. Minha mãe é formada em história e um dia espero seguir os passos dela.

    • by Turma do Plenarinho postado 04/07/2019 08:48

      Que legal, Helena! A História do Brasil é mesmo fascinante! Esperamos contar com a sua participação no concurso, hein? 😉 Abraços da Turma!

  • by Emili postado 14/08/2019 19:22

    Gente minha escola está participando e se Deus quiser vou ganhar o 1° lugar

    • by Turma do Plenarinho postado 15/08/2019 10:17

      Dedos cruzados, Emili! Abraços da Turma!

  • by Marinalva leijoto postado 28/08/2019 17:59

    Sou a professora Marinalva e os meus alunos estão feliz em poder participar

    • by Turma do Plenarinho postado 29/08/2019 10:36

      Que bom, Marinalva! Aguardamos as participações deles! Abraços da Turma.

  • by Gabriel Willian Duarte Constantino postado 29/08/2019 10:08

    Olá, o que seria o certo de responde em “Técnica Usada”?

    • by Turma do Plenarinho postado 29/08/2019 10:35

      Oi, Gabriel, se você está participando na modalidade desenho, é o que você usou para fazer o seu desenho – nanquim, lápis de cor, giz de cera, tinta guache… se você está inscrevendo uma redação, não precisa preencher este campo. Ele foi herdado da ficha de inscrição do concurso de desenhos, mas não se aplica a redações. Abraços da Turma!

  • by Giovana Dall Agnol postado 01/10/2019 08:24

    Meu colega conquistou o terceiro lugar! Super feliz por ele, és cadeirante com fala dificultada. Mas isso não é nada pra ele! Super dedicado.

    • by Turma do Plenarinho postado 01/10/2019 08:48

      Parabéns ao Rafael! E obrigado por seu comentário! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos