Dia do Bombeiro

Dia 2 de julho é o Dia do Bombeiro! Você sabe por que esses profissionais do fogo são tão importantes?

Há muito tempo, antes de existir o Corpo de Bombeiros, cada cidade possuía uma forma de anunciar e combater os incêndios. Geralmente, o sinal de fogo era dado pelas igrejas, que badalavam seus sinos avisando a população. As chamas eram apagadas com baldes de água! Imagine: Balde por balde, passando de mão em mão… muito trabalho, né? Se fosse de noite, então, era ainda pior! Sem luz, as pessoas não conseguiam enxergar onde estavam os poços de água.

Embora ainda haja lugares que contam apenas com o trabalho dos bombeiros voluntários, em 30 de abril de 1860, um decreto criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte no Brasil. Esse foi o primeiro grupo oficial de combatentes do fogo do nosso País. Desde daquela época, a principal função do bombeiro é combater incêndios.

Muito mais que apagar incêndios

Mas além de apagar o fogo, o Corpo de Bombeiros ajuda as pessoas em várias situações de perigo. Imagine ficar preso numa árvore, sem conseguir descer, ou cair num buraco muito fundo, ou se perder numa caverna ou qualquer outro lugar difícil de chegar… é o Corpo de Bombeiros que vai lá fazer o resgate.

Há também os bombeiros que trabalham perto da água. Eles fazem parte dos grupos de busca e salvamento, resgatando vítimas de afogamento, buscando pessoas desaparecidas, avisando qual praia é boa para mergulho e muito mais.

Crianças

E as crianças também podem ajudar o Corpo de Bombeiros. Em alguns lugares do Brasil existem as Brigadas Mirins, que exercem atividades específicas e algumas semelhantes às dos bombeiros adultos. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande ajuda a preservar a natureza, conscientizando a população local e os turistas sobre a importância do meio ambiente.

No Rio Grande do Sul, meninos e meninas da brigada aprendem a importância da cidadania, da ética e da solidariedade. Há até um dia em que os bombeiros mirins recebem das unidades de Bombeiros da Brigada Militar noções básicas de primeiros socorros e prevenção de incêndio.

Fogo por toda parte

Uma das principais preocupações do Corpo de Bombeiros são as queimadas. Em 2018, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 68.395 mil focos de incêndio.

E, em alguns casos, os incêndios são responsabilidade das pessoas, que queimam a vegetação para preparar o solo para a agricultura. Não é crime usar o fogo, mas as ações devem ser autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estabelece várias regras para evitar a destruição de florestas e locais de preservação ambiental.

Além das queimadas, os balões de São João também são causadores de incêndios criminosos. Isso mesmo! Aqueles balões enormes e bonitos fazem grandes estragos! E um balão pode queimar muito mais que florestas. Há casos em que eles caem em cima de casas ou entram pela janela, provocando destruição de imóveis e queimaduras nas pessoas.

No Brasil, soltar balões é crime previsto na Lei dos Crimes Ambientais e pode ser punido com prisão ou multa.

Com informações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Embrapa.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos