Educaçao e Inclusao nas escolas


Nome: YASMIM DA SILVA CUPERTINO
Cidade: vermelho novo
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Esse projeto de lei prevê a obrigatoriedade de conteúdo diferenciado das disciplinas de Artes e Educação Física nas escolas municipais ou estaduais, para atender crianças com necessidades especiais, tais como síndrome de down, autismo e TDAH . Os alunos terão oportunidade de conhecer e diferenciar atividades praticadas no âmbito circense, essa arte permite à criança experimentar o brincar educativo por meio da sua característica de arte multilinguística, podendo ser vivenciada no teatro, nas artes plásticas, na dança, na música e na expressão corporal lúdica, intrínseca ao ser humano. Para as crianças portadoras de necessidades especiais, o circo se apresenta como uma oportunidade de se expressar, adquirir novas experiências e obter realizações pessoais e em grupo, em situações educativas que coloquem em jogo relações de cooperação, confronto e comunicação com o próximo.
nspectores e Supervisores das Superintendências regionais de ensino ficarão responsáveis para fiscalizar e e fazer cumprir as regras do funcionamento das atividades nas escolas.
Toda a comunidade escolar deverá estar envolvida e cobrar das autoridades governamentais uma melhor educação para todos.
Os recursos destinados a essas atividades diferenciadas deverão estar no orçamento repassado para educação como PDDE ou caixa escolar.
C
Justificativa: Cada vez mais os professores tentam de diversas maneiras trabalhar com alunos que tem necessidades especiais um trabalho diferenciado, pensando assim considera-se que a arte circense permite à criança experimentar o brincar educativo por meio da sua característica de arte multilinguística, podendo ser vivenciada no teatro, nas artes plásticas, na dança, na música e na expressão corporal lúdica. Para as crianças com necessidades especiais, o circo se apresenta como uma oportunidade de se expressar, adquirir novas experiências e obter realizações pessoais e em grupo, em situações educativas que coloquem em jogo relações de cooperação, confronto e comunicação com o próximo.