Escola Sustentável


Nome: Laís Marinho Guedes
Cidade: Macapá
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Dispõe sobre a proibição de utilização de utensílios descartáveis, exceto os biodegradáveis, no ambiente escolar.
Fica proibido o uso de utensílios descartáveis, como copo, prato, talher e canudo, exceto os biodegradáveis, em âmbito escolar.
Fica estabelecido o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de publicação desta Lei, para adaptação de seus direcionados.
No caso de descumprimento do que é citado no Artigo 2, fica inativo para a escola o acesso aos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Justificativa: Esta Lei tem o objetivo de conscientizar sobre as consequências que o descarte incorreto do plástico causa ao nosso meio ambiente. Um dos grandes vilões do meio ambiente são os descartáveis. O Brasil, por exemplo, produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano e a reciclagem deste produto acaba não sendo satisfatória, agravando ainda mais a poluição no planeta. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), no Brasil são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente. E o que acontece com esses resíduos após utilização?  O copo plástico demora em média de 250 a 400 anos para se decompor e segundo a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) são gastos cerca de 3 litros de água para fabricação de um único copo que será usado apenas 1 vez e jogado fora, motivo este para reflexão acerca do seu uso, pois a água é um recurso limitado. Por meio do exemplo do copo descartável o quanto estes são prejudiciais à saúde do planeta. O projeto “Escola Sustentável” visa a proibição de quaisquer material descartável dentro do ambiente escolar. Vivemos em uma sociedade que exige do cidadão um sujeito que saiba pensar, saiba questionar, saiba duvidar, saiba raciocinar para que assim possa ser um construtor e formador de conceitos e princípios nos aspectos políticos, econômicos, culturais e educacionais. Para isso ressaltamos a importância da escola como agente transformador na vida das crianças. Se desde de pequenos forem incentivadas e motivadas nas práticas educativas a construir e idealizar uma sociedade com boa conduta, justa, igual e sustentável, nossas crianças crescerão com esses sentimentos e os realizarão no processo de amadurecimento.  A escola é um dos nossos primeiros contatos com a sociedade, depois de nossa casa, é nela que nós aprendemos tudo sobre a vida. Visto isso, é de suma importância nós conscientizarmos nossa escola para externalizarmos boas práticas para a sociedade.