Horta orgânica na cidade


Nome: Ana Clara de Souza Barbosa Cota
Cidade: Ibirité
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Toda prefeitura municipal deverá disponibilizar um espaço para instalar uma horta orgânica (como por exemplo, CRAS e CREAS) para que os moradores de baixa renda possam produzir/cultivar uma horta com produtos orgânicos. Os mesmos estarão envolvidos desde a preparação da terra até a colheita. Esse processo seria supervisionado por um agrônomo contratado pela prefeitura. Após a colheita esses alimentos devem ser realizadas feiras de produtos orgânicos, próximo a horta, para que as pessoas que contribuíram com a produção possam aumentar a sua renda e melhorar sua qualidade de vida.
Os responsáveis pela fiscalização será o Conselho Municipal de Saúde das cidades.
Para se cumprir essa lei serão dados incentivos fiscais as cidades que tiverem maior número de hortas orgânicas. Podem ser feitas também palestras nos postos de saúde com nutricionistas, sobre os benefícios do consumo de alimentos orgânicos, com dicas de receitas e consumo estimulando também nas pessoas o desejo de cultivarem suas próprias hortas.
Justificativa: No meio a correria do mundo moderno, parar por um momento e entrar em contato com as plantas permitem que as pessoas voltem a um estado primitivo. Trabalhar em uma horta alivia o estresse do cotidiano e melhora o humor. A horta orgânica traz benefícios a saúde de quem mexe com a terra e consome seus alimentos. Além desses benefícios também estaremos ajudando as pessoas a ter uma alimentação mais saudável e ter uma saúde melhor.