Instalação de coletora de água da chuva nas escolas públicas


Nome: Adryan Renato Quaglio Costa Francisco
Cidade: Cravinhos
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Fica sugerida às prefeitura municipal a implantação de coletora de água da chuva nas escolas públicas para evitar o uso de água tratada para lavar o pátio, salas e aula e banheiros.
Os prefeitos deverão nomear funcionários públicos para a realização, fiscalização e manutenção da obra.
A observação e a participação ativa da comunidade escolar e dos membros do legislativo farão com que se cumpra esta lei.
As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias da prefeitura municipal. Para realização da obra, poucos recursos serão necessários, sendo: Cano de PVC; Caixa D'Água 5000 litros; Torneira; Cola para cano; Veda rosca; A obra será realizada por funcionários públicos, sob supervisão de um engenheiro da prefeitura.
Justificativa: O projeto que ora se apresenta para análise e consideração é de grande valia e merece ser transformado em lei porque é urgente que se salve o planeta economizando água. Utilizar a água com inteligência, não desperdiçando água tratada e utilizando água da chuva para higiene do ambiente escolar, fará com que a conta da água diminua, sobrando mais recursos para outros investimentos na cidade, até mesmo na educação pública. Além disso, a construção da obra não irá onerar o município visto ser de baixo custo. Para captação da água, um cano de PVC será fixado, por uma ponta, na parte superior da calha da escola, e a outra ponta será colada a uma caixa d'água - 5000 litros, que terá uma torneira para facilitar a saída da água para utilização. Haverá o cuidado para a vedação para se evitar vazamentos e entrada de insetos na caixa. Para sua construção, como recursos humanos será necessária mão de obra de funcionários públicos. A aprovação desta lei será, sem dúvidas, um incentivo à mudança de atitudes de crianças e adultos em relação ao futuro do meio ambiente e do planeta. Portanto, contamos com o indispensável apoio para o consentimento e aprovação deste projeto de lei.