INSTITUI A OBRIGATORIEDADE DE SESSÃO DE CINEMA ADAPTADA A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUAS FAMÍLIAS.


Nome: Marcelo Vinicius Mendes de Freitas Ferrer
Cidade: Balneário Camboriú
Tema: Educação / Cultura| Direitos da Mulher
Conteúdo: Os cinemas deverão reservar, pelo menos, uma sessão especial mensal, a ser denominada "Sessão Azul", para apresentação de filmes para as crianças com transtorno do espectro autista.
As sessões especiais receberão a denominação de "Sessão Azul" e serão identificadas na entrada com o símbolo mundial do espectro autista.
As sessões especiais contarão com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular e não exibirão trailer no início do filme. As crianças com transtorno do espectro autista e seus familiares terão acesso à sala de cinema, podendo entrar e sair ao longo da exibição
Justificativa: O Projeto de Lei tem como objetivo um maior convívio social entre as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias, existem circunstâncias em que os familiares tem receio da reação do autista em situações que para ele, talvez, não sejam tão confortáveis. Algumas delas, como ir ao shopping, restaurantes, festas ou ao cinema, aparentemente tranquilas para quem não sofre de TEA, podem ser bastante incômodas para os autistas. Sabe-se que no Brasil existem pouquíssimas alternativas de entretenimentos voltados para os envolvidos com TEA. Diante disso é muito importante leis voltadas para pessoas com TEA e seus familiares.