Linha de Vida


Nome: Themisia do Carmo Nogueira
Cidade: Goiânia
Tema: Saúde| Proteção à infância
Conteúdo: O objetivo desta lei é a criação de projetos em todo o território nacional para treinamento dos profissionais de educação e outros que trabalhem direta ou indiretamente com crianças, jovens e adolescentes possibilitando-os identificar casos de depressão e outras formas de alterações comportamentais que necessitem de auxílio, encaminhando, se for o caso, para profissionais competentes.
O projeto se desenvolverá com o apoio da Secretaria de Educação de cada unidade da Federação, com a estruturação de núcleos psico-educacionais ativos nas escolas, ou na impossibilidade da oferta, em ao menos em uma das escolas de cada bairro de um Município, a qual disporá da seguinte estrutura: - um psicólogo, com a função de coordenação geral e gestão. - dois psicopedagogos, provendo suporte na coordenação e auxiliando nos casos omissos. Cada um destes psicopedagogos ficaria responsável pelo treinamento dos professores que lidariam diretamente com o atendimento e identificação dos casos. Assim como promoção de workshops, cursos, interação com a comunidade e outras formas de divulgação do projeto.
As escolas que aderirem ao programa, sejam públicas ou privadas, serão inscritas num cadastro de preferência de vantagem de obtenção de vagas de capacitação profissional aos professores e demais profissionais em cursos oferecidos pelas Secretarias de Educação de cada Estado.
Os recursos de divulgação, treinamento e apoio poderão ser obtidos junto à parcerias com os Conselhos Federais de Medicina e de Psicologia e de suas unidades regionais, que poderão prover profissionais voluntários que se interessem pelo projeto. Ainda, a parceria com empresas privadas pode proporcionar isenção fiscal em troca de divulgação e suporte técnico e logístico. O voluntariado de profissionais, sejam das áreas afins ou de áreas correlatas como, publicidade, marketing, logística também é cogitado.
Com o fito de promover e tornar efetivo o combate a depressão e facilitar o canal de comunicação entre jovens e seus familiares e sua comunidade será instituído o dia 01 de Julho como o dia do Jovem São, Mente Sã.
Justificativa: A depressão é uma realidade dos dias atuais e há muito deixou de ser apenas um problema ligado aos adultos. Não é raro vermos nos jornais e noticiários que os mais se encontram acuados pelas pressões do dia a dia, cada vez mais ansiosos e solitários. Mesmo com tanta tecnologia não temos com quem desabafar e acabamos envolvidos com drogas, remédios controlados e muitas vezes, suicídio. É preciso que possamos ter perto de nós pessoas que possam nos ouvir. Pessoas que confiamos, que gostamos, que não nos julguem. É preciso dar uma chance.