O Meio Ambiente Precisa de Ajuda! Hora De Reciclar!


Nome: Bianca Mitie Menezes de Azeredo
Cidade: Uberlândia
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Obrigatoriedade de separar o lixo doméstico em lixo orgânico e lixo reciclável, na hora do descarte. Essa lei destina-se a todos os cidadãos brasileiros, e os mesmos deverão cumpri-la.
Será responsável por fiscalizar e fazer cumprir essa lei o Ministério do Meio Ambiente.
Para que a regra seja cumprida, o Ministério da Educação (Mec) em uma parceria com as escolas e professores, poderá disponibilizar palestras em prol da importância de reciclar, destinadas a alunos e comunidade escolar. Além da criação de multas, para quem descumprir essa regra.
Os recursos financeiros necessários poderão ser obtidos do governo nacional, através de verbas para esse fim.
Justificativa: Eu acho importante criar esse regra porque o Brasil se tornou o quarto maior gerador de resíduos sólidos no mundo, mesmo com toda a crise econômica. Todos os dias, são em média, 1,2 quilo de lixo produzido por cada habitante. No total, são 18 mil toneladas por dia, sendo que 12 mil são de resíduos domésticos. O Brasil produz hoje 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, entretanto, o país recicla apenas 2% do lixo urbano produzido.. Esta regra deveria ser transformada em lei de verdade, pois o Brasil produz uma quantidade alarmante de lixo, e poderíamos utilizar grande parte dos materiais já utilizados para fabricar novos produtos, assim pouparíamos mais matérias primas, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, a reciclagem também é capaz de reduzir a acumulação progressiva de resíduos e a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico e as agressões ao solo, ar e água; fatores incrivelmente negativos em relação à vida do nosso planeta.