Paraty é patrimônio da humanidade!

O dia 5 de julho de 2019 foi de festa, no Brasil. Paraty e Ilha Grande, no litoral fluminense, foram reconhecidas como Patrimônio Mundial. Pela primeira vez, nosso país recebeu este reconhecimento por um sítio misto, ou seja, que reúne bens culturais e naturais.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) avaliou 28 pedidos de sítios mundiais, sendo dois mistos, e escolheu Paraty! Atualmente, o Brasil tem 22 bens na lista de sítios de excepcional valor universal.

Mas você sabe o que é um Patrimônio Mundial?

Esta classificação pode ser tanto nacional como internacional. Quem dá o título de Patrimônio Mundial é a Unesco. Ele pode ser atribuído a monumentos, a grupos de construções ou a locais de interesse em que estão reunidas obras do homem e/ou da natureza.

Em qualquer um destes casos, um Patrimônio Mundial, seja ele cultural, natural ou misto, é um “legado do passado, que vivemos no presente e passaremos para as gerações futuras”, e, por isso, precisa ser preservado nacional e internacionalmente.

O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, é patrimônio mundial desde 1987!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos