Programa de Iniciação à Ciência e Tecnologia (PICT)


Nome: Yan Guilherme Cavalcante Lima
Cidade: São Bento do Una
Tema: Educação / Cultura| Outros
Conteúdo: Será criado o “Programa de Iniciação à Ciência e Tecnologia” aplicado nas escolas públicas, estaduais e municipais, com foco no segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O PICT (Programa de Iniciação à Ciência e Tecnologia) tem intuito da criação de uma disciplina complementar para as escolas públicas de todo o Brasil. Esta disciplina fornecerá aos alunos os ensinamentos básicos relacionados a ciência e tecnologia que poderão ser úteis numa possível carreira relacionada a estas áreas, Iniciação a Física, química, geologia, eletrônica... entre outros, sempre de forma básica e lúdica. O Governo Federal fornecerá verbas aos estados, por sua vez os estados farão a distribuição total desta verba para os municípios, usando como base o número de escolas municipais com turmas de 6º ao 9º ano, número que deverá ser declarado pelo município, finalmente as prefeituras devem aplicar fielmente e plenamente 100% da verba para a criação do PICT, e de uma estrutura confortável para o trabalho com tal projeto na rede municipal (criação de laboratórios, oficinas de ciências, preparação de profissionais e etc.).
Tanto o governo federal quanto o estadual deverão fiscalizar respectivamente, o repasse e a aplicação do dinheiro, destinado totalmente e somente ao Programa de Iniciação à Ciência e Tecnologia.
Conforme o artigo 2º os governos farão uma fiscalização, se encontrados desvios deste dinheiro para qualquer outra função no estado ou no município serão aplicadas multas calculadas com base no valor do desvio.
Os recursos financeiros necessários para a execução deste projeto virão dos fundos nacionais relacionados a educação como FUNDEB, FUNDEF, FNDE e etc.
Justificativa: : A importância deste projeto seria trabalhar com os alunos do 6º ao 9º ano, matérias que serão futuramente úteis no ensino médio, faculdade e principalmente na possível escolha de uma carreira relacionada a ciência e tecnologia, um mercado claramente em ascensão.