Reciclando nas escolas


Nome: Manuela Bender Prux
Cidade: Igrejinha
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Trata-se da coleta de materiais utilizados nas escolas. E/ou trazidos por alunos e funcionários. Materiais como: alumínio, metais ferrosos, papel, papelão e vidro. São materiais encontrados facilmente em nossa rotina diária. Cada escola deverá disponibilizar um lugar onde vai deixar estes materiais. A escola deve selecionar um comprador para que estes reciclados sejam comprados e assim devidamente reciclados.
Dentro das secretarias do meio ambiente de cada município, deve ser separado um grupo de pessoas interessadas em passar nas escolas e conferir o projeto.
As escolas não serão obrigadas a ter o espaço para a coleta. Porém, serão obrigadas a divulgar este projeto e ouvir a opinião de cada aluno e funcionário e averiguar se eles gostariam ou não de inserir este espaço. Então, esta decisão não será tomada apenas pela diretoria de cada escola.
Nas escolas há muitos tipos de materiais que circulam no dia-a-dia. Materiais como o papel, que é usado dos dois lados e depois é jogado fora. Estes diversos materiais, em vez de serem jogados fora, serão reutilizados. Sendo assim, nenhum material precisará ser comprado, todos são encontrados diariamente. E ainda com a venda destes materiais a escola receberá um pequeno, mas significativo lucro.
Justificativa: A reciclagem destes materiais é muito importante para reduzir o consumo de matéria-prima e diminuir a poluição da água, do ar e do solo. Também para educar e conscientizar sobre a importância do comportamento ecologicamente correto.