Sistema Operacional de Moderação Contra Fakenews


Nome: Guilherme Mendes Pereira Clementino
Cidade: Joinville
Tema: Segurança
Conteúdo: Essa lei cria um grupo oficial de moderadores virtuais para prevenir e acabar com as Fakenews (informações falsas). Eles irão monitorar os sites e se encontrarem algum resquício resultará em banimento, multa e prisão (conforme a lei n* 2.848).
Serão responsáveis por tal coisa Analistas Políticos e a ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência) ou mesmo o Ministério Público.
Com o aparecimento das Fakenews, os moderadores buscarão o IP, CPF ou e-mail que resultará em banimento da página, detenção de 1 à 3 anos e multa. Além disso a Agência terá que dar nota de esclarecimento do fato falso em veículos de comunicação obrigatório para ser esclarecido de todas as notícias falsas amplo acesso à toda população.
Os recursos que serão utilizados são: Sistema Operacional de Moderação, onde terá uma equipe multidisciplinar com profissionais da área de comunicação social (jornalismo, publicidade propaganda e relações públicas) profissionais de psicologia, de serviço social, analistas políticos juntamente com o departamento de cibercrimes da ABIN ( Agência Brasileira de Inteligência).
Justificativa: As notícias falsas são uma grande problemática no mundo em que vivemos atualmente. Essas notícias influenciam uma grande parte da população. Pela velocidade que a internet chega pode causar uma queda na bolsa de valores, mudanças em votações, em alguns casos até homicídio e suicídio. A criminalização das Fakenews não deve ficar no papel, deve ser executada imediatamente.