Torna obrigatório que os chuveiros elétricos venham com temporizadores, visando a redução do consumo de água e energia elétrica.


Nome: Ana Clara Nepomuceno Hortêncio
Cidade: Varginha
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Art. 1º A presente lei visa a implantação de temporizadores nos chuveiros elétricos visando a redução do tempo de banho e economia de energia elétrica.
Art. 2º A fiscalização da implantação será do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
Art. 3º Todos os fabricantes de chuveiros elétricos, deverá a partir de do vigor desta lei implantar nos chuveiros os timers.
Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa: A água do mundo está acabando, e com isso precisamos ter consciência do uso que fazemos da nossa água. Meu projeto de lei visa a economia de água e energia, para isso ,poderia ser criado um chuveiro com temporizador, que funcionaria da seguinte forma: Seria usada uma programação que teria como tempo mínimo de banho 5 minutos e como tempo máximo 15 minutos, a pessoa programaria o tempo de acordo com a sua necessidade na hora do banho dentro do tempo permitido pelo chuveiro, em exceções tais como necessidade de lavar o cabelo e etc... Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) fixou em 5 minutos a duração ideal do banho para conseguir um uso sustentável de água e energia. Mas só 9% dos espanhóis seguem esta recomendação. No caso das mulheres, 13% passam 20 minutos sob a água, e 10% dos espanhóis tomam banho duas ou mais vezes por dia, tendo em vista que mesmo que a Espanha seja um dos países mais quentes da Europa, o Brasil é um país tropical, ou seja, na maioria das estações do ano estamos em expostos a temperaturas mais elevadas, sendo assim, o índice de duração de banho se torna bem maior. Caso o tempo estabelecido pelo temporizador fosse extrapolado o chuveiro viria a desligar, tornando-se possível ser religado só após 10 minutos. Essa ideia surgiu após ver várias campanhas sobre a falta de água e uma conversa com minha mãe Sendo assim peço ajuda á todos os deputados que aprovem meu projeto